MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Preços do Grupo Habitação ficam quase estáveis no IPCA de abril, mas energia elétrica cai 0,46%

As famílias brasileiras gastaram 0,01% a menos com Habitação em abril, uma contribuição nula (0,00 ponto porcentual) para a taxa de 0,38% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geogr

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 10.05.2024, 12:23:00 Editado em 10.05.2024, 12:26:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As famílias brasileiras gastaram 0,01% a menos com Habitação em abril, uma contribuição nula (0,00 ponto porcentual) para a taxa de 0,38% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

A energia elétrica recuou 0,46%, uma contribuição negativa de 0,02 ponto porcentual no IPCA.

Houve reajustes tarifários em Salvador, de 1,63%, a partir de 22 de abril; em Aracaju, reajuste de 1,26%, a partir de 22 de abril; no Rio de Janeiro, reajustes de 3,84%, a partir de 15 de março, e de 2,76%, a partir de 19 de março, nas duas concessionárias pesquisadas; no Recife, reajuste de -2,64% a partir de 29 de abril; em Campo Grande, reajuste de -1,17%, a partir de 08 de abril; e em Fortaleza, reajuste de -2,92%, a partir de 22 de abril.

continua após publicidade

Segundo André Almeida, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE, a energia elétrica registrou reajustes positivos e negativos em diferentes áreas pesquisadas em abril, mas houve influência também de variações em impostos que incidem sobre a conta de luz. Houve um aumento de INSS localizado em uma região, mas queda de PIS/Cofins em diferentes áreas investigadas.

"Teve queda de PIS/Cofins em diversas áreas da pesquisa, o que contribui para a queda na média do Brasil", disse Almeida.

Ainda no grupo Habitação, a taxa de água e esgoto subiu 0,09%, influenciada pelo reajuste de 1,95% em Goiânia a partir de 1º de abril.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Preços do Grupo Habitação ficam quase estáveis no IPCA de abril, mas energia elétrica cai 0,46%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!