O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o Banco Central americano começou a "segunda revisão quinquenal" do arcabouço de política monetária na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) de janeiro. "Na revisão, vamos olhar a ideia de ter moderada inflação acima de 2% após período de inflação baixa", disse.
O dirigente afirmou que o BC pretende considerar mudanças em sua declaração de consenso, que trata de objetivos de longo prazo e estratégia de política monetária, "e de nossa comunicação."
Powell destacou que a declaração de consenso articula o arcabouço para a condução da política monetária em busca dos objetivos do Fed estabelecidos pelo Congresso. Segundo ele, serão consideradas lições dos últimos cinco anos e a atuação será adaptada, onde for apropriado, para melhor servir o povo americano. "A meta de longo prazo da inflação de 2% será mantida e não será foco da revisão."
O presidente do Fed destacou que a sua intenção é encerrar a revisão do arcabouço de política monetária até o final do verão nos EUA. "Vamos observar a comunicação após reuniões do Fed. Vamos olhar de perto projeções econômicas trimestrais e comparar com o que outros bancos centrais fazem." Ele fez os comentários no U.S. Monetary Policy Forum em Nova York, evento promovido pela University of Chicago Booth School of Business.
Deixe seu comentário sobre: "Powell: Fed olhará ideia de ter moderada inflação acima de 2% em revisão de arcabouço"