MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

'Pouso suave' na economia é possível, mas há riscos à perspectiva, diz Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou hoje que a economia do país está "muito forte", no quadro atual. Ao mesmo tempo, disse haver "claramente riscos à perspectiva", como a inflação elevada e a guerra da Rússia na Ucrânia e seu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2022, 13:43:00 Editado em 04.05.2022, 13:47:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou hoje que a economia do país está "muito forte", no quadro atual. Ao mesmo tempo, disse haver "claramente riscos à perspectiva", como a inflação elevada e a guerra da Rússia na Ucrânia e seus desdobramentos. Segundo ela, os EUA continuam a avaliar e a discutir com seus parceiros internacionais potenciais novas sanções contra a Rússia. Caso Moscou prossiga com a guerra no vizinho, "provavelmente adotaremos mais sanções", adiantou.

continua após publicidade

Questionada sobre o recuo do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre, Yellen argumentou que o dado principal do PIB não é o melhor indicador da economia americana neste momento. Ela destacou o fato de que os gastos dos consumidores e os investimentos das empresas "seguem muito fortes". Além disso, ressaltou a força do mercado de trabalho atual.

Na frente da inflação, Yellen admitiu que ela está "muito elevada" neste momento e que é necessário reduzi-la. Ressaltando a independência do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), ela notou que o BC caminha para tentar um "pouso suave" na economia enquanto contém a inflação. "É possível" que o Fed tenha sucesso, mas de fato há "riscos" à perspectiva, notou.

continua após publicidade

A guerra russa na Ucrânia provoca uma "escalada" nos preços de commodities, o que pode ter efeitos para outras nações, sobretudo as da Europa e as em desenvolvimento, mas também nos EUA, apontou ela.

Yellen ainda comentou que, na avaliação dela, os bancos "estão muito fortes" nos EUA, neste momento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "'Pouso suave' na economia é possível, mas há riscos à perspectiva, diz Yellen"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!