MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Por chuvas no RS, Fazenda estima impacto de -0,9 pp no PIB da agropecuária em 2024

O coordenador-geral de projeções econômicas do Ministério da Fazenda, Rafael Leão, afirmou nesta quinta-feira, 18, que a calamidade pública registrada no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas, além dos reflexos desse cenário em outros Estados, pode

Giordanna Neves e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 18.07.2024, 18:15:00 Editado em 18.07.2024, 18:20:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O coordenador-geral de projeções econômicas do Ministério da Fazenda, Rafael Leão, afirmou nesta quinta-feira, 18, que a calamidade pública registrada no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas, além dos reflexos desse cenário em outros Estados, pode retirar cerca de 0,25 ponto porcentual do PIB brasileiro em 2024. No entanto, esses efeitos tendem a ser compensados, ao menos em 2024, pelas medidas de suporte às empresas e pelas transferências diretas às famílias e aos governos estadual e municipais

continua após publicidade

De acordo com Leão, por setor produtivo, os resultados indicam perdas de 0,9 p.p. para o PIB agropecuário, de 0,3 p.p. para o PIB da indústria e de 0,2 p.p. para o PIB de serviços. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 18, pela Secretaria de Política Econômica (SPE).

Em relação ao suporte dado à União ao Rio Grande do Sul, o coordenador destacou que os recursos totais, excluindo compra do arroz, somam cerca de R$ 109,5 bilhões. As medidas para o Estado, segundo ele, devem praticamente neutralizar as perdas no crescimento do PIB em 2024.

continua após publicidade

De acordo com a SPE, essas medidas de auxílio, em conjunto, devem adicionar ao PIB brasileiro de 0,2 a 0,3 p.p. ao longo deste e dos próximos trimestres de 2024.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, reiterou que as tragédias no Rio Grande do Sul devem ter impacto neutro no PIB.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Por chuvas no RS, Fazenda estima impacto de -0,9 pp no PIB da agropecuária em 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!