MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

População desempregada soma 10,631 milhões no trimestre até maio, diz IBGE

O País registrou uma abertura de 2,282 milhões de vagas no mercado de trabalho em apenas um trimestre, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2022, 10:10:00 Editado em 30.06.2022, 10:13:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O País registrou uma abertura de 2,282 milhões de vagas no mercado de trabalho em apenas um trimestre, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população ocupada alcançou um recorde de 97,516 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio de 2022. Em um ano, mais 9,365 milhões de pessoas encontraram uma ocupação. Já a população desocupada diminuiu em 1,385 milhão de pessoas em um trimestre, totalizando 10,631 milhões de desempregados no trimestre até maio. Em um ano, 4,594 milhões deixaram o desemprego.

continua após publicidade

A população inativa somou 64,791 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio, 506 mil a menos que no trimestre anterior. Em um ano, esse contingente encolheu em 3,184 milhões de pessoas.

O nível da ocupação - porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar - passou de 55,2% no trimestre encerrado em fevereiro para 56,4% no trimestre até maio. No trimestre terminado em maio de 2021, o nível da ocupação era de 51,4%.

continua após publicidade

Subocupados por insuficiência de horas trabalhadas

De acordo com o IBGE, a taxa de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas ficou em 6,8% no trimestre até maio de 2022, ante 7,0% no trimestre até fevereiro.

Em todo o Brasil, há 6,622 milhões de trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas.

continua após publicidade

O indicador inclui as pessoas ocupadas com uma jornada inferior a 40 horas semanais que gostariam de trabalhar por um período maior.

Na passagem do trimestre até fevereiro para o trimestre até maio, houve um recuo de 12 mil pessoas na população nessa condição.

O País tem 827 mil pessoas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas a menos em um ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "População desempregada soma 10,631 milhões no trimestre até maio, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!