MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa, diz membro do BCE

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Frank Elderson afirmou nesta quinta-feira, 21, que a política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa aos problemas recentes na oferta do que foi considerado apropriado no passado. Em discurso na

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 21.11.2024, 13:28:00 Editado em 21.11.2024, 13:36:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Frank Elderson afirmou nesta quinta-feira, 21, que a política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa aos problemas recentes na oferta do que foi considerado apropriado no passado. Em discurso na Universidade do Chipre, o economista disse que, tradicionalmente, os bancos centrais têm frequentemente ignorado choques temporários que afetam a capacidade produtiva da economia e não necessariamente respondidos com ajustamentos de política.

continua após publicidade

"A política monetária atravessa a economia com defasagens longas e variáveis. Se um choque for de curta duração e as expectativas de inflação estiverem firmemente ancoradas, o impacto da inflação poderá já ter desaparecido no momento em que a resposta da política monetária tiver sido transmitida à economia. Ao não responderem a estes choques temporários, os bancos centrais pretendem evitar que a política afete negativamente a atividade econômica enquanto a inflação ainda for consistente com o seu objetivo de médio prazo", apontou ele.

Contudo, tendo em conta a magnitude, a frequência e a persistência dos estrangulamentos que poderão surgir, o seu impacto sobre a inflação também poderá ser mais pronunciado e duradouro, avaliou. "A prevalência de tensões geopolíticas, da fragmentação econômica e dos riscos climáticos e naturais implica que haveria menos margem para analisar os desvios da inflação em relação ao nosso objetivo de 2%. Por outras palavras, no futuro, a política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa aos estrangulamentos que afetam a capacidade produtiva da economia, o que aumenta a importância de manter a flexibilidade", concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa, diz membro do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!