MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pode haver mudanças na inércia inflacionária de serviços, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta quarta-feira que a inércia dos preços de serviços pode ter aumentado devido às características da crise provocada pela covid-19. Ele mencionou que os preços de serviços ainda e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2021, 10:30:00 Editado em 13.10.2021, 10:35:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta quarta-feira que a inércia dos preços de serviços pode ter aumentado devido às características da crise provocada pela covid-19. Ele mencionou que os preços de serviços ainda estão baixos, mas subindo. "Talvez, dessa vez, serviços vão reabrir com aumentos maiores de preços. Vai ser uma inflação mais generalizada que vai impactar serviços. Projeções do mercado e do BC para inflação em 2022 aumentaram um pouco. Inflação de serviços pode ser maior do que a prevista pelos modelos anteriores", disse, completando que isso justifica uma política monetária mais apertada.

continua após publicidade

Por outro lado, Kanczuk afirmou que a inércia de bens industriais continua sendo muito baixa e que esses preços estão mais relacionados à expectativa de outros choques na cadeia global.

Da mesma forma, disse que não vê motivos para a inércia maior de alimentos.

continua após publicidade

Peso dos combustíveis

O diretor de Política Econômica do Banco Central afirmou também que o peso dos combustíveis no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou, elevando, assim, o repasse cambial sobre a inflação brasileira. "A apreciação ou depreciação do câmbio terá mais impacto na inflação do que tinha 1 ano atrás", disse.

Kanczuk também destacou que a inflação importada de combustíveis foi maior do que a causada pelo auxílio emergencial. "Transferências emergenciais criaram inflação, mas não em grande montante. A maior parte da inflação que tivemos não esteve relacionada com estímulos."

continua após publicidade

Mercado de câmbio

O diretor do BC ainda destacou que "nada aconteceu" após o anúncio de intervenções no mercado de câmbio relacionadas ao overhedge. Kanczuk também mencionou que o BC considera que a potência da política monetária aumentou, tanto nos ciclos de alta de juros quanto de baixa.

Ele ainda citou que, em 2020, quando o forward guidance foi anunciado, as expectativas de inflação estavam caminhando para aquém do piso da meta.

O diretor do BC participa de evento do HSBC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pode haver mudanças na inércia inflacionária de serviços, diz diretor do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!