MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pochmann: plano do IBGE para novo marco legal das estatísticas será apresentado em julho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai propor uma "alteração do marco legal das estatísticas no Brasil", afirmou o presidente do órgão, Marcio Pochmann, na manhã deste domingo em uma rede social. Segundo Pochmann, o IBGE apresentar

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 16.06.2024, 11:15:00 Editado em 16.06.2024, 11:20:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai propor uma "alteração do marco legal das estatísticas no Brasil", afirmou o presidente do órgão, Marcio Pochmann, na manhã deste domingo em uma rede social.

continua após publicidade

Segundo Pochmann, o IBGE apresentará o documento com a proposta para a nova legislação durante a "Conferência Nacional da Era Digital, riscos e oportunidades", que o órgão realizará em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na capital fluminense.

Na ocasião, "o IBGE explicitará a proposta de alteração do marco legal das estatísticas no Brasil", escreveu Pochmann, no X, antigo Twitter.

continua após publicidade

"Há risco e oportunidades, mas uma certeza: essa primeira proposta brasileira deve nascer de um debate técnico, que reúna os melhores quadros do Brasil, que registre o que está ocorrendo no mundo. Mas precisa de uma maioria política que reconheça sua urgência e promova as mudanças necessárias para sua aprovação", reconheceu o executivo.

Pochmann disse que a proposta está em discussão no IBGE, mas tendo como base "nove eixos da ONU (Organização das Nações Unidas), em que os institutos de pesquisas devem se orientar nas propostas de enfrentamentos da Era Digital".

"Para que a sugestão de nova legislação do país possa ser considerada e decidida pelo parlamento da nação, o debate fecundo, democrático, transparente e participativo deve anteceder como um piloto experimental para o mundo", afirmou o presidente do IBGE, no texto.

continua após publicidade

Pochmann tem defendido que o IBGE seja o coordenador de um banco de estatísticas nacionais produzidas por diferentes órgãos do governo. O executivo também critica que dados de cidadãos brasileiros obtidos gratuitamente sejam propriedade exclusiva de grandes empresas de tecnologia.

Na mesma postagem, Marcio Pochmann mencionou a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cúpula do G7, na Itália, na sexta-feira. No discurso, Lula defendeu a condução de uma revolução digital inclusiva e o compartilhamento coletivo dos benefícios da inteligência artificial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Pochmann: plano do IBGE para novo marco legal das estatísticas será apresentado em julho"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!