MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pnad Covid mensal será mantida até o fim do ano, afirma IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou nesta sexta-feira, 16, que continuará com a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid), embora tenha anunciado na quinta-feira o encerramento das versões semana

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.10.2020, 10:42:00 Editado em 16.10.2020, 10:47:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou nesta sexta-feira, 16, que continuará com a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid), embora tenha anunciado na quinta-feira o encerramento das versões semanais do levantamento.

continua após publicidade

A última divulgação semanal foi realizada nesta sexta-feira, com dados referentes à quarta semana de setembro, entre os dias 20 e 26. O calendário oficial do IBGE previa divulgações semanais da pesquisa pelo menos até o dia 19 de novembro, quando seriam revelados os dados referentes à quarta semana de outubro.

A Pnad Covid mensal, que traz dados também sobre rendimentos e pagamento de auxílios do governo, deve ter divulgações até o fim deste ano. No calendário oficial, a Pnad Covid mensal teria divulgações até pelo menos o dia 26 de novembro, quando seriam publicados os dados do mês de outubro.

continua após publicidade

Segundo o IBGE, será mantida a coleta de dados por telefone para subsidiar as edições mensais da Pnad Covid. "O IBGE informa que, a partir do mês de outubro, as divulgações semanais da pesquisa Pnad Covid-19 serão interrompidas, permanecendo apenas com as divulgações mensais, que além de incluir todos os indicadores semanais, possuem mais recortes geográficos e desagregações segundo características sociodemográficas e de trabalho. Os microdados continuarão sendo disponibilizados mensalmente no site do IBGE", informou o órgão, em nota técnica divulgada nesta sexta-feira.

A Pnad Covid semanal levantava desde o início de maio dados sobre o mercado de trabalho, como a taxa de desemprego no País, população desocupada, população ocupada, inatividade, trabalhadores afastados do emprego por conta da pandemia, trabalho remoto e nível da ocupação. O levantamento também trazia a incidência do isolamento social entre a população, acesso a atividades escolares, sintomas e atendimentos de saúde relacionados à covid-19.

A Pnad Covid-19 foi criada em parceria com o Ministério da Saúde para detectar os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a saúde da população e o mercado de trabalho. Em agosto passado, o diretor-adjunto do IBGE, Cimar Azeredo, declarara que ela poderia ser prorrogada até, pelo menos, o fim de 2020.

continua após publicidade

"A gente achava que ficaria até agosto com a pesquisa. Não tem previsão de encerrar ainda", afirmou Azeredo à época, acrescentando que a decisão sobre o cronograma de encerramento de atividades ficaria a cargo do conselho diretor do IBGE.

No último dia 1º, o IBGE também encerrou a divulgação da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integrava as Estatísticas Experimentais do órgão. Os últimos resultados divulgados, referentes à segunda quinzena de agosto, mostraram que uma em cada três empresas no país ainda estava prejudica pela pandemia do novo coronavírus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pnad Covid mensal será mantida até o fim do ano, afirma IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!