MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PMI mostra retomada do setor privado em fevereiro no Brasil, mas com inflação em alta

As empresas brasileiras dos setores industrial e de serviços tiveram uma retomada na atividade durante o mês de fevereiro, mas reportaram aumento de custos e nos preços cobrados durante o intervalo, segundo dados da S&P Global. Os números mostraram que a

Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)

·
Escrito por Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)
Publicado em 05.03.2025, 11:53:00 Editado em 05.03.2025, 12:01:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As empresas brasileiras dos setores industrial e de serviços tiveram uma retomada na atividade durante o mês de fevereiro, mas reportaram aumento de custos e nos preços cobrados durante o intervalo, segundo dados da S&P Global.

continua após publicidade

Os números mostraram que as pressões de custos das empresas cresceram no ritmo mais elevado em mais de dois anos e meio, e que o ritmo de reajuste nos preços cobrados pelas companhias foi o mais intenso desde meados de 2022, principalmente entre as prestadoras de serviços.

"Embora haja sinais de melhora na demanda por serviços, os participantes da pesquisa reportaram que o crescimento foi limitado por pressões de preço", disse Pollyanna de Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.

continua após publicidade

Segundo ela, as pressões relacionadas a preços "não dão sinais de redução" e indicam que os juros, num dos maiores níveis em oito anos, devem continuar elevados, prejudicando a demanda e os investimentos das empresas.

No setor de serviços, os insumos que mais colaboraram para o aumento de custos foram alimentos, mão de obra, materiais, transporte, eletricidade e água.

Na indústria, os empresários vincularam os custos maiores ao enfraquecimento do real e a preços mais altos do frete, do gás, de resinas de poliéster e do aço.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira, a S&P Global divulgou que o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) que mede a atividade dos setores industrial e de serviços do Brasil subiu a 51,2 pontos em fevereiro, de 48,2 pontos em janeiro. A leitura, superior a 50 pontos, indica expansão.

O PMI que mede apenas a atividade do setor de serviços subiu de 47,6 para 50,6 pontos no mesmo intervalo, enquanto o PMI industrial aumentou de 50,7 para 53 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PMI mostra retomada do setor privado em fevereiro no Brasil, mas com inflação em alta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!