MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PMI industrial sobe de 36,0 em abril para 38,3 em maio, diz IHS Markit

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla inglês) do setor industrial do Brasil voltou a subir timidamente em maio, para 38,3, após atingir a mínima histórica em abril, em 36,0, informou a IHS Markit nesta segunda-feira, 1º de junho. Porém, o PMI indu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2020, 10:37:00 Editado em 01.06.2020, 10:43:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla inglês) do setor industrial do Brasil voltou a subir timidamente em maio, para 38,3, após atingir a mínima histórica em abril, em 36,0, informou a IHS Markit nesta segunda-feira, 1º de junho. Porém, o PMI industrial ainda está bem aquém da marca de 50 - que separa a contração da expansão da atividade -, sinalizando, portanto, uma deterioração sem precedentes na saúde do setor, destaca a instituição.

continua após publicidade

"Apesar de ter se atenuado em relação aos recordes de taxas observados em abril, as empresas voltaram a indicar contrações graves no volume de produção e na quantidade de novos pedidos, levando a atividade de compras a atingir um recorde de contração para a pesquisa. As perdas de empregos continuaram a aumentar a um ritmo significativo", resume a IHS Markit, em nota.

A queda da produção, ainda que menos severa do que a de abril, continuou sendo atribuída pelas empresas às restrições para limitar a pandemia de coronavírus no País.

continua após publicidade

Quanto aos preços, os relatos dos participantes é de aumento dos insumos devido ao patamar do dólar, o que tem provocado repasse para o comprador dos produtos industrializados mesmo com a queda de demanda.

Em relação ao próximo ano, o grau de otimismo melhorou bastante entre abril e maio, pontua a IHS Markit. "As empresas indicaram certo otimismo de que, uma vez que a COVID-19 tenha sido controlada, haveria uma recuperação no volume de produção e na demanda. Contudo, algumas empresas estão preocupadas com uma recessão global prolongada devido à pandemia."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PMI industrial sobe de 36,0 em abril para 38,3 em maio, diz IHS Markit"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!