MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PMI industrial do Brasil sobe a 54,2 em maio; resultado é o mais alto em 8 meses

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil avançou a 54,2 pontos em maio, após 51,8 pontos em abril, divulgou nesta quarta-feira a S&P Global. O resultado - o mais alto em oito meses - mantém o indicador acima do nível n

Guilherme Bianchini (via Agência Estado)

·
Escrito por Guilherme Bianchini (via Agência Estado)
Publicado em 01.06.2022, 11:23:00 Editado em 01.06.2022, 11:26:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil avançou a 54,2 pontos em maio, após 51,8 pontos em abril, divulgou nesta quarta-feira a S&P Global. O resultado - o mais alto em oito meses - mantém o indicador acima do nível neutro, de 50 pontos, o que sinaliza expansão do setor.

continua após publicidade

Segundo a diretora associada de economia da S&P Global, Pollyanna de Lima, o crescimento observado em maio se deve a uma aceleração nos índices de novos pedidos, produção e emprego.

"Uma queda mais acelerada no índice de pedidos em atraso indica excedente de capacidade entre os fabricantes brasileiros e evidencia o fato de que o crescimento de novos pedidos continua aquém da produção", diz ela em nota. "Contudo, os fabricantes de bens contrataram mais trabalhadores em maio, em antecipação a uma evolução nas vendas. O sentimento predominante em relação às perspectivas de médio prazo é positivo, com quase 71% dos fabricantes prevendo níveis de produção mais altos nos próximos 12 meses."

continua após publicidade

De acordo com a S&P Global, houve aumento nos pedidos a fábricas pelo terceiro mês consecutivo, com a taxa de expansão mais significativa desde julho de 2021, assim como na produção. Diante da melhora nas vendas, nos pedidos de produção e do aumento nos esforços de estocagem, a compra de insumos entre os fabricantes brasileiros acelerou no ritmo mais intenso em oito meses.

O índice de preços de insumos, por sua vez, registrou um aumento acentuado, bem acima da média de longo prazo. A inflação se deve à falta de equilíbrio entre oferta e demanda, à volatilidade dos preços de energia, ao lockdown na China e à guerra entre Rússia e Ucrânia. O avanço foi um dos mais elevados em 16 anos, acrescenta Pollyanna deLima.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PMI industrial do Brasil sobe a 54,2 em maio; resultado é o mais alto em 8 meses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!