Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

PMI de serviços do Brasil cai a 49,3 pontos em junho, após 49,6 em maio, diz S&P Global

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Brasil caiu de 49,6 pontos em maio para 49,3 em junho, de acordo com dados divulgados pela S&P Global nesta quinta-feira, 3. Com a queda, essa foi a terceira vez consecutiva que o indicador fica abaixo dos 50 pontos, sinalizando contração da atividade.

Segundo a S&P, os participantes da pesquisa comentaram como fatores negativos os altos custos de empréstimos, as condições difíceis de demanda e as quedas contínuas no volume de novos pedidos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Esses fatores, juntamente com a eleição presidencial de 2026, prejudicaram a confiança nos negócios", avaliou a diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna de Lima, por meio de nota.

"Os resultados de junho levantam alguns sinais de alerta sobre o desempenho econômico do setor privado do Brasil no segundo trimestre do ano. O resultado médio do índice consolidado de atividade econômica foi o mais baixo desde o primeiro trimestre de 2021, com quedas relatadas pelos produtores de bens e provedores de serviços em meio à retração da demanda", detalhou.

Lima ponderou, por outro lado, que a inflação nos preços de venda foram relativamente moderados no período, com a taxa agregada recuando para o nível mais baixo em 20 meses.

publicidade

PMI Composto

A S&P Global também reportou que o PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços conjuntamente, recuou de 49,1 pontos em maio para 48,7 pontos agora, também indicando contração para a atividade e atingindo a menor marca desde janeiro deste ano.

A S&P destaca que a atividade econômica e o volume de novos pedidos diminuíram nos setores industrial e de serviços, sendo a queda mais acentuada, em ambos os casos, para os produtores de bens. Adicionalmente, a indústria viu uma redução na tendência de criação de empregos, contrastando com o segmento de serviços. Entre maio e junho, o PMI industrial passou de 49,4 para 48,3, menor nível desde julho de 2023.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline