MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PMI composto do Brasil recua a 49,6 em julho; PMI de serviços cai para 50,2%

O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil recuou de 51,5 em junho para 49,6 em julho, informou nesta quinta-feira, 3, a S&P Global. É a primeira leitura em cinco meses na qual o indicador fica abaixo do nível neutro, de

Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 03.08.2023, 11:50:00 Editado em 03.08.2023, 11:55:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil recuou de 51,5 em junho para 49,6 em julho, informou nesta quinta-feira, 3, a S&P Global. É a primeira leitura em cinco meses na qual o indicador fica abaixo do nível neutro, de 50 pontos.

continua após publicidade

O PMI específico de serviços também recuou, para 50,2, ante 53,3 em junho.

Para a diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyana De Lima, os dados do mês mostram um cenário "um tanto preocupante" porque o setor de serviços estava sendo essencial para manter a economia como um todo em expansão nos últimos meses. "A demanda fraca por serviços diminuiu significativamente o crescimento da atividade, uma tendência que, se mantida, poderia pesar sobre o PIB do terceiro trimestre", avalia.

continua após publicidade

A S&P destaca que houve o quinto aumento consecutivo no volume de novos negócios efetuados pelas empresas, mas que o ritmo de expansão foi o mais fraco desde março, com várias companhias observando retração na demanda e hesitação por parte dos clientes.

"A atividade econômica no setor privado retornou à contração em meio à quase estagnação de novos pedidos, enquanto as pressões sobre os preços diminuíram consideravelmente", observa Pollyana.

De acordo com a S&P, o recuo de pressões sobre os custos e oscilações no crescimento da demanda levaram à restrição do aumento dos preços de venda, fazendo com que a taxa de inflação nos preços fosse a mais moderada dos últimos 32 meses.

Também houve criação de empregos "apenas moderada" no setor de serviços, segundo a S&P, com a grande maioria dos participantes da pesquisa mantendo os números relativos às folhas de pagamento inalterados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PMI composto do Brasil recua a 49,6 em julho; PMI de serviços cai para 50,2%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!