MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PLDO: governo prevê que Selic começará a ter um 'recuo gradual' a partir de 2023

O governo prevê que a taxa Selic começará a ter um "recuo gradual" a partir de 2023. O trecho foi incluído nas perspectivas econômicas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, enviado nesta quinta-feira, 14, pelo governo ao Congresso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2022, 20:21:00 Editado em 14.04.2022, 20:29:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo prevê que a taxa Selic começará a ter um "recuo gradual" a partir de 2023. O trecho foi incluído nas perspectivas econômicas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, enviado nesta quinta-feira, 14, pelo governo ao Congresso Nacional.

continua após publicidade

Essa estimativa considera, segundo o texto elaborado pela equipe econômica, que uma série de choques que levaram à inflação atual se dissipem, entre eles os que afetaram a safra brasileira e o contexto internacional. Assim, isso ajudaria a levar a inflação ao centro da meta e permitiria a redução da Selic. O PLDO prevê Selic média de 10% no próximo ano, 7,7% em 2024 e 7,1% em 2025. Hoje, a taxa está em 11,75%.

"Espera-se que a safra brasileira se normalize ao longo de 2022. Ademais, com a esperada dissipação dos riscos no cenário internacional também se acomodarão as condições financeiras internacionais, refletindo-se em menores custos para controle da inflação no país, o que permite projetar a convergência para o centro da meta de inflação nos próximos anos", aponta o texto, emendando logo em seguida: "Nesse ambiente, também se prevê recuo gradual da taxa Selic a partir de 2023".

continua após publicidade

O PLDO ressalta os choques altistas na inflação em 2021 e 2022, não só no IPCA, mas também no INPC e no IGP-DI. A equipe econômica atribui isso a fatores externos, citando impactos da pandemia e "conflitos recentes no continente europeu". Em relação ao petróleo, o texto parte do pressuposto de que o barril do Brent recue em relação ao início de 2022.

O texto pondera, contudo, que todo o cenário macroeconômico previsto no PLDO 2023 embute "a continuidade do andamento da agenda de reformas estruturais, a busca do aumento da produtividade e a manutenção do compromisso do governo com a consolidação fiscal".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PLDO: governo prevê que Selic começará a ter um 'recuo gradual' a partir de 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!