Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Planejamento: PIB de 2024 marca 4º ano seguido de crescimento, com destaque para investimentos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, acima das projeções de mercado, marca o quarto ano consecutivo de crescimentos após a pandemia da covid-19 e se destaca pelos investimentos em taxas positivas. A avaliação é do Ministério do Planejamento, que divulgou nota repercutindo o resultado.

"O crescimento da Indústria e dos Serviços foi o destaque no lado da oferta. Na ótica da demanda, todos os componentes registraram variação positiva: o consumo das famílias acumulou alta de 4,8%; o consumo do governo com expansão de 1,9% e o investimento mantendo taxas positivas no acumulado em quatro trimestres, pela segunda vez consecutiva", destacou a pasta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A análise do Ministério do Planejamento destaca que entre 2022 e 2024, o PIB brasileiro cresceu em todos os trimestres. Além disso, também foi ressaltado o PIB per capita, que variou em termos reais em 3% na passagem de 2023 para 2024.

Ainda sobre o resultado de 2024, o Planejamento ponderou que o bom desempenho de Serviços e Indústria compensou a queda na agropecuária.

"O desempenho negativo da agropecuária foi decorrente dos efeitos climáticos adversos que impactaram várias culturas importantes da lavoura, com queda na estimativa anual de produção e perda de produtividade", diz o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação ao crescimento de 7,3% na formação bruta de capital fixo, uma proxy para investimento, a pasta destacou que houve aumento tanto da produção interna de bens de capital quanto de sua importação, além da expansão da Construção e do Desenvolvimento de Software.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline