MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PIB do Japão deve desacelerar e crescer 1% em 2024, projeta FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou nesta sexta-feira, 9, relatório com a conclusão de uma missão de consultas com o Japão, no âmbito do Artigo IV dos regimentos da instituição internacional. O fundo projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) ja

Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)
Publicado em 09.02.2024, 07:31:00 Editado em 09.02.2024, 07:35:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou nesta sexta-feira, 9, relatório com a conclusão de uma missão de consultas com o Japão, no âmbito do Artigo IV dos regimentos da instituição internacional. O fundo projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresça 1,0% em 2024, e 0,8% em 2025.

continua após publicidade

Segundo o FMI, a recuperação econômica deverá continuar no país, mas o crescimento deve desacelerar devido ao "desaparecimento" de fatores que vinham apoiando o desenvolvimento japonês, como o aumento no turismo visto em 2023, que não deve perdurar.

Sobre a política monetária japonesa, o fundo afirma que o Banco do Japão (BoJ) tem sido "corretamente cauteloso" com a saída das taxas de juros ultra-acomodatícias, dado o histórico de deflação do Japão e os sinais contraditórios da economia demonstrados por indicadores recentes.

continua após publicidade

Mesmo assim, a inflação deve convergir no médio prazo para a meta de 2%, e o regresso de uma inflação sustentada se deve ao maior crescimento do salário base em quase 30 anos, em um contexto de escassez de mão de obra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PIB do Japão deve desacelerar e crescer 1% em 2024, projeta FMI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!