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Petrobras vende bunker com conteúdo renovável em Cingapura pela 1ª vez

Petrobras realiza primeira venda de VLSFO com 24% de conteúdo renovável no mercado asiático, alinhando-se à estratégia de descarbonização

Denise Luna (via Agência Estado)

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Petrobras vende bunker com conteúdo renovável em Cingapura pela 1ª vez
Icone Camera Foto por PETROBRAS/DIVULGAÇÃO/ARQUIVO
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 07.02.2025, 17:45:05 Editado em 07.02.2025, 17:46:43
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A Petrobras fez, no início de fevereiro, a sua primeira venda de VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) com 24% de conteúdo renovável (B24) no mercado asiático de bunker, informou a estatal. A comercialização foi realizada com a empresa Golden Island, fornecedora de bunker licenciada em Cingapura. A entrega do combustível será realizada ainda durante o mês de fevereiro.

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O produto foi formulado através de uma mistura de 76% de óleo combustível mineral, com origem predominantemente das refinarias da Petrobras; e 24% de Ucome, biocombustível originado do processamento de óleo de cozinha usado (UCO), comprado localmente.

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"A comercialização de VLSFO com 24% de conteúdo renovável no mercado asiático está alinhada com a estratégia da Petrobras de desenvolver novos produtos em direção a um mercado de baixo carbono, inovando para gerar valor para o negócio, e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização", disse em nota o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

Segundo a estatal, a Petrobras Singapore possui a certificação ISCC EU, que garante que seu produto atende aos rigorosos critérios de sustentabilidade que acompanham a cadeia logística do biocombustível envolvida no processo.

Para a formulação, a Petrobras usou as instalações do terminal Jurong Port Universal Terminal, onde possui contrato de arrendamento de tanques de óleo combustível e B24.

A operação de abastecimento de bunker com conteúdo renovável segue o mesmo protocolo operacional adotado para o bunker 100% mineral, majoritariamente através do uso de embarcações menores, onde o carregamento do produto ocorre no terminal e a entrega é feita no navio consumidor.

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