MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras inclui cláusula de promoção de direitos humanos em contratos com fornecedores

A Petrobras decidiu estender aos seus fornecedores as mesmas regras de direitos humanos que pratica em suas operações. Segundo a estatal, a partir de agora, os contratos com as empresas vão incluir uma cláusula estabelecendo que os fornecedores, dentro de

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 20.12.2024, 17:57:00 Editado em 20.12.2024, 18:04:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Petrobras decidiu estender aos seus fornecedores as mesmas regras de direitos humanos que pratica em suas operações. Segundo a estatal, a partir de agora, os contratos com as empresas vão incluir uma cláusula estabelecendo que os fornecedores, dentro de suas empresas, se comprometam com a promoção dos direitos humanos.

continua após publicidade

As empresas contratadas pela Petrobras terão de se comprometer a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, promover a equiparação salarial entre homens e mulheres, e não utilizar mão-de-obra infantil, além de não submeterem seus profissionais a condição análoga à de escravo.

Também não devem tolerar atos de discriminação, assédio ou violência sexual e respeitar o direito de associação sindical. Além disso, os fornecedores que tenham equipes em torno de 80 empregados devem incluir grupos sub-representados em suas equipes.

continua após publicidade

"A nova cláusula também prevê um mecanismo educativo para que o fornecedor em falta apresente um plano de ação para resolver o problema em prazo acordado com a Petrobras", informou ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Segundo a companhia, a cláusula de promoção de direitos humanos tem o potencial de impactar mais de 100 mil empregados de empresas prestadoras de serviços. Anualmente, a Petrobras realiza contratações com mais de 10 mil fornecedores.

"A expectativa é que o impacto positivo nas relações de trabalho alcance uma proporção ainda maior quando os fornecedores da Petrobras passarem a também utilizar essa cláusula em suas contratações", explicou a estatal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras inclui cláusula de promoção de direitos humanos em contratos com fornecedores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!