MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras está na fase de levar ao conselho alvos de aquisição em geração renovável, diz Prates

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta terça-feira, 7, que a estatal está na fase de submeter os primeiros planos de aquisição em geração de energia renovável ao Conselho de Administração."Nas próximas semanas, vamos levar projetos ao co

Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 08.05.2024, 06:26:00 Editado em 08.05.2024, 06:32:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta terça-feira, 7, que a estatal está na fase de submeter os primeiros planos de aquisição em geração de energia renovável ao Conselho de Administração.

continua após publicidade

"Nas próximas semanas, vamos levar projetos ao conselho", disse Prates a jornalistas nos Estados Unidos, onde participa da Conferência de Tecnologia Offshore, a OTC, maior evento do setor de óleo e gás no mundo.

Prates justificou que isso levou mais tempo do que o esperado pela diretoria executiva da Petrobras, entre outros motivos, porque o Brasil não tem um marco legal de eólica offshore, uma frente prioritária nos planos de transição energética da companhia no médio e longo prazos.

continua após publicidade

"Precisamos lidar com ativos onshore. Isso deve acontecer em duas ou três plataformas de renováveis com diferentes parceiros", explicou.

Executivos da Petrobras têm dito que a ideia é comprar participação em projetos de geração eólica em terra já em operação, mas com espaço para expansão. Além de energia eólica, Prates disse que a companhia observa projetos de geração fotovoltaica.

"Assim que a escala (da geração renovável) ampliar, isso vai ser conectado em futuros projetos de hidrogênio", disse Prates.

continua após publicidade

Piloto de eólica offshore

Prates disse também que o projeto-piloto de eólica offshore da Petrobras, que prevê a instalação de aerogeradores únicos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, deve ser lançado até julho. Além disso, afirmou, a Petrobras está fazendo "tudo quanto possível, que é medir e testar", na eólica offshore.

Bacia de Pelotas

continua após publicidade

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, disse nesta terça-feira, 7, que a Petrobras vai comprar dados sísmicos da bacia de Pelotas produzidos por empresa especializada, no litoral sul do País. Se as informações sugerirem a presença de petróleo e gás em nível adequado na região, a Petrobras poderá começar uma campanha exploratória.

"Temos compromisso com a ANP de fazer sísmica em Pelotas, não de perfurar poço. A sísmica mostrando dados interessantes em Pelotas, vamos para perfuração", disse Mendes. Em dezembro do ano passado, em leilão da ANP, a Petrobras arrematou 29 blocos na Bacia de Pelotas em parceria com a Shell e a chinesa CNOOC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras está na fase de levar ao conselho alvos de aquisição em geração renovável, diz Prates"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!