MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras começa a receber supercomputador para reduzir riscos operacionais

A Petrobras informou, em comunicado enviado à CVM na manhã desta segunda-feira, que começou a receber os equipamentos que compõem o supercomputador denominado Dragão, equipamento de alto desempenho objetivando maior performance no processamento geofísico,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.12.2020, 09:53:00 Editado em 21.12.2020, 20:41:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Petrobras informou, em comunicado enviado à CVM na manhã desta segunda-feira, que começou a receber os equipamentos que compõem o supercomputador denominado Dragão, equipamento de alto desempenho objetivando maior performance no processamento geofísico, reduzindo riscos geológicos e operacionais.

continua após publicidade

Para transportar o supercomputador foram usados dez caminhões; se fosse instalado em uma única fileira, a máquina teria mais de 34 metros de comprimento. Com 100 terabytes de memória RAM (Random Access Memory), rede de 100 gigabits por segundo, e milhões de processadores matemáticos, o supercomputador Dragão terá capacidade de processamento equivalente a quatro milhões de telefones celulares ou cem mil laptops modernos. O processo de montagem poderá durar até três meses. O início de operação está previsto para o segundo semestre de 2021.

A Petrobras reforçou o investimento em computadores de alto desempenho e colocou em produção nove supercomputadores, sendo que dois deles ocupam a posição de maiores na América Latina, o Atlas e o Fenix. O Dragão terá capacidade de processamento geofísico superior à do Atlas e Fenix juntos.

continua após publicidade

Com os computadores, a petroleira consegue usar os algoritmos desenvolvidos pelo seu time de analisas de sistemas para gerar imagens da subsuperfície com maior resolução em áreas de interesse para exploração de petróleo e gás natural e, assim, otimizar a produção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras começa a receber supercomputador para reduzir riscos operacionais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!