MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras coloca em produção navio-plataforma Anita Garibaldi na Bacia de Campos

A Petrobras informou que colocou em produção, nesta quarta-feira, 16, o navio-plataforma Anita Garibaldi na Bacia de Campos, com capacidade de produzir até 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar até 7 milhões de m3 de gás/dia. O novo navio

Caroline Aragaki (via Agência Estado)

·
Escrito por Caroline Aragaki (via Agência Estado)
Publicado em 16.08.2023, 09:50:00 Editado em 16.08.2023, 09:55:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Petrobras informou que colocou em produção, nesta quarta-feira, 16, o navio-plataforma Anita Garibaldi na Bacia de Campos, com capacidade de produzir até 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar até 7 milhões de m3 de gás/dia. O novo navio-plataforma é do tipo FPSO (sistema flutuante que produz, armazena e transfere petróleo) e vai operar simultaneamente no pós-sal e pré-sal dos campos de Marlim e Voador. "As plataformas Anita Garibaldi e Anna Nery, que também iniciou operação em 2023, serão fundamentais para aumentar a longevidade da Bacia de Campos e ampliar sua produção. Em paralelo, são equipadas com tecnologias de última geração para redução de emissões de gases de efeito estufa, combinando eficiência e descarbonização. Passados mais de 40 anos desde que começou a produzir, a Bacia de Campos segue se renovando e exercendo papel estratégico para o país, lançando novos projetos e gerando novas oportunidades", afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em comunicado ao mercado.

continua após publicidade
Redução de 50% das emissões de CO2

O Anita Garibaldi foi construído pela Modec e produzirá em Marlim e Voador em conjunto com o FPSO Anna Nery, já em operação. A capacidade de produção conjunta das duas plataformas é de até 150 mil barris de óleo por dia (bpd) e de processamento de até 11 milhões de m3 de gás. Ambas irão substituir 9 plataformas que operavam na Bacia de Campos e serão descomissionadas. Com a diminuição do número de plataformas em operação nos dois campos, haverá a redução de mais de 50% das emissões dos gases de efeito estufa. O projeto de revitalização de Marlim e Voador, em conjunto com projetos de desenvolvimento complementar e projetos de revitalização de outros campos, contribuirá para o aumento da produção na Bacia de Campos dos atuais 565 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) para 920 mil boed, em 2027.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras coloca em produção navio-plataforma Anita Garibaldi na Bacia de Campos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!