Economia

Petrobras abre nova rodada de negociação após rejeição de aumento de 5%, diz FUP

Denise Luna (via Agência Estado) ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Depois de ter visto sua proposta de reajuste salarial de 5% ser rejeitada pelos petroleiros, a Petrobras concordou em reabrir uma nova rodada de negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A reunião será nesta terça-feira, 19, no início da tarde, informou a FUP.

continua após publicidade

A reunião será presencial e com participação da Transpetro, da Petrobras Biocombustível (Pbio), Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil (TBG) e da Termobahia, informou a FUP em nota.

Em documento enviado à Petrobras na semana passada, a FUP cobrou "uma proposta digna de Acordo Coletivo, que atenda às principais reivindicações da categoria". A primeira contraproposta apresentada pela empresa foi rejeitada pelas assembleias realizadas em todo País, como antecipou o Estadão/Broadcast no dia 8 de julho.

continua após publicidade

Os petroleiros reivindicam reposição da inflação entre setembro de 2021 e agosto de 2022, algo em torno dos 10%, além de reposição salarial das perdas dos últimos seis anos entre 2016 a 2021, equivalente a reajuste de 3,8%.