MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pessimismo com economia causa recuo da confiança do empresário industrial, diz CNI

Um maior pessimismo em relação à economia brasileira provocou em novembro um recuo no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que caiu 0,6 ponto, de 53,2 pontos para 52,6 pontos. O indicador é medido pela Confederação Nacional da Indústria (C

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 12.11.2024, 11:54:00 Editado em 12.11.2024, 11:59:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um maior pessimismo em relação à economia brasileira provocou em novembro um recuo no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que caiu 0,6 ponto, de 53,2 pontos para 52,6 pontos. O indicador é medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que destacou ainda que, no mês anterior, o Icei havia registrado estabilidade. Embora tenha havido uma redução, o índice permanece em patamar que indica confiança dos empresários industriais, acima de 50 pontos.

continua após publicidade

"O que trouxe a queda da confiança em novembro foi a avaliação sobre a economia. Tanto a avaliação das condições correntes quanto as expectativas em relação à economia pioraram e continuam negativas", disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Um dos componentes do Icei, o Índice de Condições Atuais recuou 0,5 ponto para 48,3 pontos em novembro. Dentro desse índice, a causa da queda foi a avaliação da economia brasileira, que se tornou ainda mais negativa, explicou a entidade. O índice de condições atuais da economia brasileira recuou 1,7 ponto, para 42,5 pontos, patamar demonstrativo de piora da avaliação da economia em relação aos últimos seis meses.

continua após publicidade

Por outro lado, o índice que avalia as condições atuais das empresas manteve-se praticamente estável (+0,1 ponto) e segue em patamar positivo, em 51,2 pontos.

Já o Índice de Expectativas recuou 0,7 ponto para 54,7 pontos em novembro, "patamar que ainda mostra otimismo das empresas, embora mais moderado que no mês anterior". De acordo com a CNI, a piora das expectativas no mês se deve exclusivamente às relativas à economia brasileira, que se tornaram mais negativas.

O índice de expectativa sobre a economia brasileira recuou 2,5 pontos, para 46,7 pontos em novembro. Já o índice de expectativa em relação às empresas se manteve praticamente estável em novembro (+0,1 ponto) em 58,6 pontos, patamar que mostra otimismo dos empresários, informou a confederação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pessimismo com economia causa recuo da confiança do empresário industrial, diz CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!