MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pesquisa indica que 52% dos consumidores buscam produtos de proteína vegetal

Pesquisa realizada pela Archer Daniels Midland (ADM) junto ao Ibope DTM apontou que 52% dos consumidores adotam o estilo de vida flexitariano - pessoas que procuram, conscientemente, ingerir alimentos e/ou bebidas à base de proteína vegetal. Os resultados

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2020, 16:47:00 Editado em 30.11.2020, 16:52:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisa realizada pela Archer Daniels Midland (ADM) junto ao Ibope DTM apontou que 52% dos consumidores adotam o estilo de vida flexitariano - pessoas que procuram, conscientemente, ingerir alimentos e/ou bebidas à base de proteína vegetal. Os resultados do estudo foram antecipados com exclusividade ao Broadcast Agro.

continua após publicidade

Pelo menos 5 em cada 10 entrevistados já consumiram produtos plant-based, 32% consumiriam novamente e 18% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando, segundo a pesquisa. Os dados revelaram ainda que 45% nunca experimentaram produtos à base de proteína vegetal, mas 42% se interessam em experimentar, "o que indica grande potencial de criação de uma demanda maior vinda de futuros consumidores", disse a ADM, em nota.

Em relação aos sanduíches à base de plantas, 29% dos consumidores já experimentaram, 16% consumiriam outra vez e 11% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando. Entre aqueles que nunca experimentaram - 70% da amostra -, 65% relataram ter interesse em experimentar.

continua após publicidade

"Estamos trabalhando intensamente para estabelecer posições de liderança junto às principais áreas de crescimento, e o segmento de proteínas alternativas é um dos que mais crescem", disse Roberto Ciciliano, presidente de Nutrição Humana Latam da ADM, no comunicado. O executivo destacou que a empresa tem, em seu portfólio, derivados de plantas, grãos, extratos botânicos, sabores e aromas que entregam "soluções de alta performance" aos clientes, de acordo com as demandas dos consumidores.

A etapa quantitativa da pesquisa teve 2 mil pessoas entrevistadas em julho deste ano. Durante a etapa qualitativa, que ocorreu no fim de julho, foram realizadas quatro discussões em painéis específicos nos quais os públicos foram separados por grupos de afinidade: veganos, vegetarianos, flexitarianos e rejeitadores de produtos derivados de plantas. Houve ainda uma segunda etapa quantitativa para identificar momentos de consumo.

Segundo a gerente de Marketing de Nutrição Humana Latam da ADM, Alessandra Mattar, à frente da pesquisa, os entrevistados de perfil flexitariano revelaram que existe o desejo de consumir produtos de base vegetal semelhantes às versões em proteína animal, mas ponderaram o risco de frustração que pode influenciar o processo de decisão e escolha. "Então, se não é possível ter um produto de fato semelhante, muitos flexitarianos preferem aqueles que não se proponham a imitar, mas que tenham sua própria identidade de sabor, textura e, até mesmo, que sejam originais inclusive em seus nomes", disse Alessandra.

A pesquisa revelou, ainda, que o principal momento de consumo dos substitutos cárneos derivados de plantas é o almoço, seguido pelo jantar. "Ficou claro que os consumidores estão interessados não somente no icônico hambúrguer, mas também estão abertos a novas opções, como os petiscos de base vegetal pré-prontos, trazendo uma clara associação da busca por conveniência com uma alimentação indulgente e mais equilibrada", disse a gerente de Consumer Insights do Ibope DTM responsável pela condução da pesquisa, Patricia Conde, na nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa indica que 52% dos consumidores buscam produtos de proteína vegetal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!