MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pequim 'pode ser forçada' a impor medidas de retaliação aos EUA, diz enviado da China na ONU

O enviado da China na Organização das Nações Unidas (ONU), Fu Cong, afirmou que Pequim "pode ser forçada" a adotar medidas de retaliação contra os Estados Unidos caso as tarifas prometidas por Donald Trump sejam aplicadas. "A China se opõe firmemente ao a

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 03.02.2025, 16:31:00 Editado em 03.02.2025, 16:38:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O enviado da China na Organização das Nações Unidas (ONU), Fu Cong, afirmou que Pequim "pode ser forçada" a adotar medidas de retaliação contra os Estados Unidos caso as tarifas prometidas por Donald Trump sejam aplicadas. "A China se opõe firmemente ao aumento injustificado de tarifas pela administração Trump", declarou Cong em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 3.

continua após publicidade

O diplomata enfatizou que "não existem vencedores em uma guerra comercial" e informou que a China deve apresentar, em breve, uma reclamação contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Trump justificou a imposição das tarifas como uma resposta ao tráfico de fentanil, mas Cong rebateu a acusação: "Os EUA deveriam olhar para seus próprios problemas com o fentanil em vez de transferir a culpa para os outros."

continua após publicidade

Apesar das tensões, Fu Cong defendeu o diálogo entre os dois países e destacou que China e Estados Unidos "têm muito em comum" e podem "trabalhar juntos em várias questões". "Espero que, apesar da retórica dos políticos americanos, os EUA e a China possam adotar uma abordagem construtiva e profissional no trabalho da ONU, pois há muito em jogo", acrescentou.

Ele também abordou o impacto da inteligência artificial (IA) e alertou que a falta de cooperação pode trazer riscos. Segundo ele, a fragmentação tecnológica apenas aumenta ameaças e reduz os benefícios da inovação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Pequim 'pode ser forçada' a impor medidas de retaliação aos EUA, diz enviado da China na ONU"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!