MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PBoC ajusta ferramenta de empréstimo em sinal de mudança de política

O banco central da China (PBoC, na sigla em inglês) ajustou o preço dos empréstimos de um ano para os credores comerciais, uma medida vista como um novo sinal de que está afrouxando sua postura monetária em uma reformulação de políticas. A mudança efetiv

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 25.03.2025, 08:40:00 Editado em 25.03.2025, 08:47:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O banco central da China (PBoC, na sigla em inglês) ajustou o preço dos empréstimos de um ano para os credores comerciais, uma medida vista como um novo sinal de que está afrouxando sua postura monetária em uma reformulação de políticas.

continua após publicidade

A mudança efetivamente elimina a taxa de facilidade de empréstimo de médio prazo, que já foi importante, e pode aliviar as tensões financeiras dos bancos do país, segundo analistas.

A partir do final de março, o PBoC realizará operações de empréstimo do MLF em uma quantidade fixa, licitação de taxa de juros e licitação de preço múltiplo, disse em um comunicado na segunda-feira. Segundo o BC, a medida visa a atender melhor às necessidades das instituições financeiras.

continua após publicidade

Os economistas afirmam que a mudança significa que não haverá uma taxa única para os empréstimos do MLF e também permitirá que os instrumentos de prazo mais curto desempenhem um papel maior na orientação dos mercados.

"Vemos um pequeno corte de fato na taxa com a medida, o que poderia marcar a mudança da postura monetária de um viés hawkish para acomodatícia", escrevem Xiangrong Yu e Xinyu Ji, do Citi, em uma nota.

Muitos analistas esperam que o novo método de precificação ajude a reduzir os custos de empréstimos de MLF para os bancos chineses, o que seria um alívio, já que muitos deles estão pressionados por margens de lucro reduzidas em meio à demanda lenta por crédito e ao esforço contínuo dos formuladores de políticas para impulsionar a economia.

continua após publicidade

Pessoas próximas ao PBOC declararam ontem ao jornal estatal Securities Times que a mudança ajudará a reduzir os custos de responsabilidade dos bancos, aliviará a pressão sobre a margem de juros líquida e aumentará a sustentabilidade do apoio financeiro à economia real.

Em uma medida rara, o PBOC também anunciou que injetará 450 bilhões de yuans, ou cerca de US$ 62,04 bilhões, de liquidez no sistema bancário por meio da ferramenta de empréstimos de médio prazo, um montante que, segundo os economistas do Citi, equivale quase a um corte de 25 pontos-base nos índices de exigência que regem o montante de dinheiro que os bancos devem manter como reservas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PBoC ajusta ferramenta de empréstimo em sinal de mudança de política"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!