MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Passagens aéreas caem 9,14% e geram o maior alívio na composição do IPCA de março

A queda no preço das passagens aéreas deu a maior contribuição para conter a inflação oficial no País em março. O subitem recuou 9,14% no mês, um impacto negativo de 0,07 ponto porcentual para a taxa de 0,16% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao C

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 10.04.2024, 12:05:00 Editado em 10.04.2024, 12:11:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A queda no preço das passagens aéreas deu a maior contribuição para conter a inflação oficial no País em março. O subitem recuou 9,14% no mês, um impacto negativo de 0,07 ponto porcentual para a taxa de 0,16% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

No ano, as passagens aéreas já recuaram 31,21%, mas o item ainda acumula um avanço de 18,65% em 12 meses, ponderou André Almeida, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

"Nos meses de férias a gente tem naturalmente uma maior demanda de viagens, visitar parente, turismo. Isso contribuiu para a alta dos preços das passagens aéreas no fim do ano passado", disse Almeida.

continua após publicidade

Quanto ao recuo mais recente, Almeida acredita que possa estar relacionado tanto ao fim desse período de férias quanto à redução no preço do querosene de aviação, apontou.

O gasto das famílias com o grupo Transportes saiu de uma alta de 0,72% em fevereiro para um recuo de 0,33% em março, contribuindo com -0,07 ponto porcentual para a taxa do IPCA do último mês. Além da queda nas passagens aéreas, a gasolina subiu menos em março, justificou Almeida.

Em março, os combustíveis aumentaram 0,17%. O etanol subiu 0,55%, e a gasolina avançou 0,21%. Já o gás veicular caiu 2,21%, e óleo diesel recuou 0,73%.

continua após publicidade

O subitem táxi teve alta de 0,23%, devido ao reajuste de 8,31% em Belo Horizonte a partir de 8 de fevereiro. O ônibus intermunicipal aumentou 0,75%, devido a reajustes no Rio de Janeiro a partir de 24 de fevereiro.

O ônibus urbano reduziu 0,06%, influenciado pela unificação de tarifas no Recife a partir de 3 de março, embora tenha havido reajuste de 2,15% em Campo Grande a partir de 15 de março. O trem recuou 0,19%, com a incorporação residual da redução de 4,05% nas tarifas no Rio de Janeiro a partir de 2 de fevereiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Passagens aéreas caem 9,14% e geram o maior alívio na composição do IPCA de março"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!