MAIS LIDAS
VER TODOS

MOEDA VALORIZADA

Paraguaios cruzam fronteira para comprar no Brasil

Com o guarani valorizado, consumidores paraguaios têm cruzado a fronteira para fazer compras em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.Tradicionalmente, eram os consumidores brasileiros que atravessam a Ponte da Amizade para fazer compras no país vizinho, mas

Da Redação

·
Paraguaios cruzam fronteira para comprar no Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2021, 19:03:14 Editado em 18.04.2021, 19:07:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o guarani valorizado, consumidores paraguaios têm cruzado a fronteira para fazer compras em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

continua após publicidade

Tradicionalmente, eram os consumidores brasileiros que atravessam a Ponte da Amizade para fazer compras no país vizinho, mas com a desvalorização do real e a valorização da moeda paraguaia, o movimentou tem se invertido.

Desde 1º de janeiro, o guarani teve valorização de cerca de 17% em relação ao real. No começo do ano, R$ 1 valia 1.305 guaranis. Agora, o mesmo valor corresponde a 1.080 guaranis.

continua após publicidade

"É uma desvalorização grande do real que faz com que eles tenham um poder de compra maior, então eles acham a mercadoria barata", afirmou o comerciante Nasser Hassan.

De acordo com o economista Henrique Kawamura, a diferença é fruto do comportamento de cada uma das moedas em relação ao dólar.

"Um dos fatores é a política econômica interna destes países. O Paraguai está mais estável que o Brasil, nós temos vários fatores externos que fazem com que a oscilação seja muito maior do que a moeda paraguaia tem frente ao dólar", afirmou.

continua após publicidade

Vantagens

De acordo com os consumidores paraguaios, está vantajoso comprar desde itens como roupas e sapatos, até produtos mais comuns de mercado, caso de alimentos e produtos de limpeza.

De acordo com Geremias Francelino, gerente de um supermercado de Foz do Iguaçu, 70% dos consumidores são paraguaios no estabelecimento.

continua após publicidade

"Eu tenho vários perfis de consumidor paraguaio. Um item que eles compram bastante é cerveja ou bebidas em modo geral. São clientes que compram este produto e fazem a revenda. Mas também tem muitas donas de casa ou donos de casa, que vem fazer compra mensal", afirmou.

Com informações do G1/RPC

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Paraguaios cruzam fronteira para comprar no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!