MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para próxima reunião, Copom antevê ajuste na mesma magnitude na Selic, diz ata

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central reafirmou nesta terça-feira, 15, por meio da ata de seu último encontro, a intenção de promover novo aumento da Selic (a taxa básica de juros) em dezembro. Após nova elevação de 1,50 ponto porcentual

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2021, 08:33:00 Editado em 14.12.2021, 08:40:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central reafirmou nesta terça-feira, 15, por meio da ata de seu último encontro, a intenção de promover novo aumento da Selic (a taxa básica de juros) em dezembro. Após nova elevação de 1,50 ponto porcentual na semana passada, para 9,25% ao ano, o BC disse hoje na ata que, para a próxima reunião, "antevê outro ajuste da mesma magnitude".

continua após publicidade

No entanto, o BC deixou a porta aberta para mudanças, indicando que os "passos futuros" poderão ser ajustados de modo a garantir a convergência da inflação para "as suas metas". Como de costume, a autoridade monetária também disse que as próximas decisões vão depender da "evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante".

Em resposta à alta ininterrupta de expectativas de inflação, inclusive em horizontes mais distantes, o BC foi incisivo sobre a continuidade de "sua estratégia" até que se consolide o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, como no comunicado.

continua após publicidade

"O Copom considera que, diante do aumento de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário avance significativamente em território contracionista."

O Comitê reafirma na ata que a alta de 1,50 ponto porcentual da taxa Selic anunciada na semana passada é uma decisão que "reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva".

O BC ainda repetiu que a decisão "é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante", que inclui os anos de 2022 e 2023.

continua após publicidade

Além disso, o BC voltou a pontuar que o aumento do juro a 9,25% "também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego" - duas metas acessórias que a autarquia passou a perseguir após a lei de autonomia formal do órgão.

Com o encaminhamento - quase final - da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, a autarquia ainda manteve a assimetria altista em seu balanço de riscos, mesmo pontuando desempenho positivo de dados fiscais. A PEC é considerada uma manobra, patrocinada pelo governo, para abrir espaço extra no teto de gastos em 2022, ano eleitoral.

O Copom repetiu que novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia, que pressionem a demanda agregada e piorem a trajetória fiscal, podem elevar os prêmios de risco do País.

continua após publicidade

"O Comitê avalia que questionamentos em relação ao arcabouço fiscal elevam o risco de desancoragem das expectativas de inflação, mantendo a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica maior probabilidade de trajetórias para inflação acima do projetado de acordo com o cenário básico", destacou o BC na ata, assim como no comunicado.

Mesmo assim, o Banco Central manteve seu balanço de riscos com fatores em ambas as direções. Pelo lado da inflação menor -, o Copom voltou a citar uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento recente nos preços das commodities internacionais em moeda local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para próxima reunião, Copom antevê ajuste na mesma magnitude na Selic, diz ata"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!