MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para ICL, não há riscos de desabastecimento de combustíveis por punições do Renovabio

O Instituto Combustível Legal (ICL) e suas associadas afirmaram em nota que não há riscos de desabastecimento no mercado brasileiro de combustíveis. O posicionamento vem após a fala da Associação Nacional de Distribuidores de Combustível (ANDC), que afirm

Talita Nascimento (via Agência Estado)

·
Escrito por Talita Nascimento (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2025, 17:54:00 Editado em 06.03.2025, 18:06:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Combustível Legal (ICL) e suas associadas afirmaram em nota que não há riscos de desabastecimento no mercado brasileiro de combustíveis. O posicionamento vem após a fala da Associação Nacional de Distribuidores de Combustível (ANDC), que afirmou que "fabricantes de biocombustíveis estariam se recusando a vender para distribuidores incluídos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis na lista de inadimplentes do RenovaBio".

continua após publicidade

O ICL afirmou total apoio a lei 15.802/2024, que endurece penas e promove multas com teto de R$ 500 milhões pelo não cumprimento de metas do Renovabio.

As novas regras classificam e punem como crime ambiental, caso o agente não esteja alinhado com os objetivos de descarbonização do programa, determinados pela ANP.

continua após publicidade

Outro tópico apoiado pelo Instituto Combustível Legal é que as listas das sanções administrativas e pecuniárias dos agentes que não cumprirem metas do Renovabio continuem sendo publicados no site da ANP.

O ICL considera que a nova legislação é um avanço para um segmento mais ético e cada vez mais em sinergia com práticas de compliance. "Quando a nova lei entrar em vigor e tiver sua devida regulamentação - possivelmente, a partir de 30 de março - proibirá que seja comercializado qualquer combustível por distribuidor inadimplente com sua meta individual de aquisição de créditos de descarbonização (CBIOS), além de ser possível a cassação da autorização operacional da empresa pela ANP", diz Emerson Kapaz, presidente do ICL.

No último ciclo do RenovaBio, 55 empresas deixaram de cumprir suas metas. No total, elas deixaram de adquirir 7,8 milhões de CBIOS.

Enquanto isso, as associadas do ICL fizeram parte das 102 distribuidoras do país, que cumpriram integralmente os objetivos do programa em 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para ICL, não há riscos de desabastecimento de combustíveis por punições do Renovabio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!