MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para IBGE, desaceleração da indústria tem relação importante com elevação de taxa de juros

A perda de ritmo mostrada pelo setor industrial desde os últimos meses de 2024 tem relação importante com a política monetária restritiva, avaliou André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Est

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2025, 16:08:00 Editado em 11.03.2025, 16:17:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A perda de ritmo mostrada pelo setor industrial desde os últimos meses de 2024 tem relação importante com a política monetária restritiva, avaliou André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

A produção industrial ficou estagnada (0,0%) em janeiro ante dezembro, após já ter recuado nos três meses anteriores: outubro (-0,2%), novembro (-0,7%) e dezembro (-0,3%).

"A gente entende que essa desaceleração tem relação importante com essa elevação de taxa de juros, essa política monetária mais restritiva. Isso afeta a concessão de crédito, encarece a concessão de crédito para o consumo das famílias", apontou Macedo.

continua após publicidade

Segundo o pesquisador, a atual desaceleração da indústria passa pelo menor consumo das famílias brasileiras, que ocorre tanto por um crédito mais caro quanto por uma redução de estímulos fiscais. "Tem alguma coisa de inflação. A inflação de alimentos também diminuiu a renda das famílias", disse ele. "O câmbio encarecendo o custo de produção é algo importante que está dentro também desse contexto de uma redução de ritmo da produção, que fica muito marcado no fim de 2024", acrescentou.

A indústria brasileira não completava quatro meses seguidos sem expansão desde o período que se estendeu de setembro a dezembro de 2015.

"Esses fatores que citamos para entender o movimento de perda de fôlego do setor industrial permanecem no contexto deste início de ano, fazem parte deste momento da economia e, de alguma forma, estão inseridos nesse contexto de menor ritmo para o setor industrial", confirmou Macedo.

continua após publicidade

Ele lembra que os aspectos negativos seguem presentes na economia e permanecem afetando o setor industrial, porém, a indústria de transformação mostrou um "crescimento importante" em janeiro, o que seria um sinal positivo.

A indústria de transformação registrou uma expansão de 1% em janeiro ante dezembro. A média global da indústria ficou estável em decorrência da influência negativa das indústrias extrativas, que recuaram 2,4% no período.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para IBGE, desaceleração da indústria tem relação importante com elevação de taxa de juros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!