MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para Guedes, redução de TEC do Mercosul ajudaria no combate à inflação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender nesta quinta-feira a proposta brasileira de redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e disse que a medida ajudaria a combater a elevação dos preços, que se aproxima. "Queremos baixar 10% da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2021, 12:50:00 Editado em 19.08.2021, 12:56:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender nesta quinta-feira a proposta brasileira de redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e disse que a medida ajudaria a combater a elevação dos preços, que se aproxima. "Queremos baixar 10% da tarifa de importação já", comentou, durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no debate do tema "Mercosul: tarifa externa comum e potencial de ampliação do bloco".

continua após publicidade

O Brasil, com o apoio do Uruguai, vem negociando a redução da TEC do Mercosul, que é a taxa cobrada na importação de produtos de fora do bloco.

No primeiro semestre, o Brasil propôs reduzir a TEC em 10% imediatamente e mais 10% no fim deste ano.

continua após publicidade

A Argentina, contrária à redução linear, aceitou um corte de 10%, limitado a 75% da pauta comercial, o que o Brasil achou insuficiente. "Estamos atrasados (na redução da tarifa). Essa baixa ajuda a travar essa alta de inflação que está vindo aí, ajuda a aumentar oferta de alimentos, de aço, de tudo isso, dá uma acalmada no setor", avaliou. "É bom para o Brasil, é importante", defendeu.

Também participam do evento realizado por videoconferência o ex-ministro das Relações Exteriores e embaixador Celso Lafer; o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França; o embaixador do Uruguai para o Brasil, Guilhermo Valles Galmes; e o gerente de Políticas de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrízio Sardelli Panzini.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para Guedes, redução de TEC do Mercosul ajudaria no combate à inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!