MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para FMI, pressão inflacionária deve diminuir na Europa, mas há riscos de alta

Diretor do Departamento de Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alfred Kammer afirmou que a pressão de alta vista na inflação na Europa deve diminuir, à medida que os preços de energia e os gargalos na cadeia global de suprimentos arrefecerem e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2022, 11:05:00 Editado em 08.02.2022, 11:12:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diretor do Departamento de Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alfred Kammer afirmou que a pressão de alta vista na inflação na Europa deve diminuir, à medida que os preços de energia e os gargalos na cadeia global de suprimentos arrefecerem e a demanda no continente se reequilibrar do setor de bens de consumo para serviços.

continua após publicidade

De acordo com ele, o choque inflacionário na zona do euro é "exógeno", mas pode se estender caso os preços de energia não reduzirem e as cadeias globais seguirem enfrentando dificuldades por conta de restrições relacionadas à covid-19.

"A pandemia não acabou, então esse é um risco a ser observado", disse Kammer, destacando a política sanitária restritiva na China.

continua após publicidade

Outro risco de alta para a inflação europeia é a possibilidade de que a população do continente gaste de forma acelerada suas economias feitas ao longo da crise. Embora "improvável", o movimento aumentaria o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2%, e a inflação em 0,5% ao ano.

Quanto à atividade no bloco, o FMI espera crescimento do PIB de 3,9% em 2022, projeção que foi revisada para baixo recentemente - de 4,3% anteriormente - por conta do impacto da variante Ômicron do coronavírus, disse Kammer.

Segundo ele, a economia europeia vai ultrapassar a tendência de crescimento anterior à pandemia em 2025, mas a retomada deve ser desigual, com economias fortes no setor de serviços ficando para trás.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para FMI, pressão inflacionária deve diminuir na Europa, mas há riscos de alta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!