MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para FMI, avanço rápido dos juros pode provocar correção no mercado acionário

Duas autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliam, em texto para o blog da instituição, que o ambiente de juros baixos continua a apoiar os preços dos ativos nos mercados, mas advertem que aumentam os riscos nessa frente. Segundo a dupla, um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2022, 12:57:00 Editado em 27.01.2022, 13:33:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Duas autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliam, em texto para o blog da instituição, que o ambiente de juros baixos continua a apoiar os preços dos ativos nos mercados, mas advertem que aumentam os riscos nessa frente. Segundo a dupla, um avanço "grande a abrupto" dos juros poderia "potencialmente levar a uma onda de vendas de ações".

continua após publicidade

O artigo sobre o tema é assinado por Tobias Adrian, diretor do Departamento Monetário e do Mercado de Capitais do FMI, e por Nassira Abbas, vice-chefe na Divisão de Monitoramento dos Mercados Globais e Análise.

Eles lembram que, para conter pressões inflacionárias, muitas economias começam a apertar a política monetária, mas notam que os investidores estão mais atentos aos juros reais, ajustados para a inflação. "Baixos juros reais induzem investidores a tomar mais riscos", apontam.

continua após publicidade

Deve ser preciso apertar mais as políticas monetárias para conter a trajetória dos preços, afirmam eles, o que pode pressionar os preços de ativos. Adrian e Abbas veem uma "clara diferença" entre as expectativas formuladores de políticas sobre quanto os juros subirão e as dos investidores.

No caso dos EUA isso é mais óbvio, segundo eles, com os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) prevendo que a taxa de juro atinja 2,5%, mais de 0,5 ponto porcentual a mais do que o retorno do juro da T-note de 10 anos indica.

Para eles, essa diferença é algo "significativo", já que investidores podem ter de ajustar posições à frente. Além disso, o aperto pode ser maior do que o hoje projetado pelos bancos centrais com a persistência da inflação, advertem.

continua após publicidade

Caso todos os outros fatores se mantenham, o aperto na política monetária deve provocar um ajuste nas taxas de juros reais, levando a uma maior taxa de desconto e a preços mais baixos de ações, acreditam os economistas do FMI. Segundo eles, as atuais valorizações dos ativos globais "permanecem esticadas".

Nesse contexto, Adrian e Abbas afirmam que há o risco de que uma forte alta nos juros provoque "uma queda significativa nas ações dos EUA", particularmente em setores mais valorizados, como tecnologia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para FMI, avanço rápido dos juros pode provocar correção no mercado acionário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!