MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para Fazenda, suspensão de leilão de capacidade frustra, mas é oportunidade para aprimorar

O subsecretário de Acompanhamento Econômico e Regulação do Ministério da Fazenda, Gustavo Ferreira, afirmou nesta terça-feira, 8, que o cancelamento do leilão de reserva de capacidade que estava previsto para fim de junho é motivo de frustração de expecta

Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 08.04.2025, 18:00:00 Editado em 08.04.2025, 18:04:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O subsecretário de Acompanhamento Econômico e Regulação do Ministério da Fazenda, Gustavo Ferreira, afirmou nesta terça-feira, 8, que o cancelamento do leilão de reserva de capacidade que estava previsto para fim de junho é motivo de frustração de expectativas, mas veio como uma "oportunidade de aprimorar regras que foram discutidas". Ele está participando do evento "Gas Week 2025", com foco na indústria de gás do Brasil e organizado pela Agência "Eixos".

continua após publicidade

O técnico da Fazenda avaliou que o processo de contratação no certame deveria ser mais aberto, com as mudanças que estão sendo discutidas. A portaria revogada previa a contratação de dez produtos com prazos de entrega que variando de 2025 a 2030. Além das usinas termelétricas movidas a gás natural e biocombustíveis, foi prevista como inovação a possibilidade de contratação de potência por meio da ampliação de usinas hidrelétricas.

"Se essa térmica é a gás ou biocombustível, ou se vai ter uma hidráulica com capacidade adicional, tudo isso deveria ser uma consequência. Você vai contratar aquele que oferecer esse produto ao menor custo. E acho que essa é a grande missão aprendida, que esse movimento de ter cancelado o leilão pode trazer para o governo, é buscar fazer a implementação daquilo que o sistema demanda, de maneira mais aberta possível, permitindo a entrada de novas tecnologias", disse Gustavo Ferreira.

continua após publicidade

Ele reforçou que, a partir da neutralidade tecnológica, as fontes "naturalmente mais competitivas" vão prevalecer, com menor custo. Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a nova consulta pública sobre o certame deve sair em breve e terá um prazo reduzido de 15 dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para Fazenda, suspensão de leilão de capacidade frustra, mas é oportunidade para aprimorar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!