MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para Fazenda, fundamentos não corroboram desvalorização cambial como a vista no fim de 2024

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a volatilidade no câmbio é algo estrutural da economia brasileira, e não reflete um fator pontual. Segundo ele, os fundamentos da economia nã

Giordanna Neves e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 13.02.2025, 16:17:00 Editado em 13.02.2025, 16:25:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a volatilidade no câmbio é algo estrutural da economia brasileira, e não reflete um fator pontual. Segundo ele, os fundamentos da economia não corroboram desvalorização cambial como a registrada no final do ano passado.

continua após publicidade

Mello disse enxergar nesse momento uma normalização no indicador, com patamar de dólar mais próximo ao de setembro e outubro de 2024.

"Houve bastante volatilidade (no câmbio), isso é normal na economia brasileira. É evidente que não é desejável, mas não é algo pontual que aconteceu hoje e nunca tinha acontecido. É uma questão estrutural da economia brasileira que merece amplo debate, mas não vai ser resolvida com medida extemporânea ou pouco pensada", afirmou ele.

continua após publicidade

Mello comentou que a maior liberalização do fluxo de capitais registrada no ano passado contribuiu para a enorme volatilidade do real.

Apesar disso, ele afirmou que as pessoas costumam fazer conexão muito mecânica de variáveis, mas assegurou que existem muitos determinantes para entender o dólar. "A economia é complexa e tem muitos determinantes para você entender a movimentação desse tipo - e que no momento do furacão, ninguém lembra desses determinantes", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para Fazenda, fundamentos não corroboram desvalorização cambial como a vista no fim de 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!