MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para BCE, maior parte dos efeitos do aperto monetário se materializará em 2023

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou, nesta quinta-feira, 16, que a atual postura da política monetária "claramente" apertou as condições financeiras, mas a maior parte dos efeitos se materializará ao longo de 2023. Em d

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2023, 12:40:00 Editado em 16.02.2023, 12:47:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou, nesta quinta-feira, 16, que a atual postura da política monetária "claramente" apertou as condições financeiras, mas a maior parte dos efeitos se materializará ao longo de 2023. Em discurso no Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social, o dirigente citou modelos que estimam que o processo de aumento de juros reduziu a inflação na zona do euro em cerca de 0,2 ponto porcentual em 2022.

continua após publicidade

Segundo ele, o impacto sobre a atividade econômica ocorrerá ainda mais cedo.

"Aperto insuficiente resultaria em inflação persistentemente acima de nossa meta, enquanto aperto excessivo poderia resultar em superação e um retorno à inflação persistentemente abaixo da meta", destacou o economista-chefe do BCE.

continua após publicidade

Lane acrescentou que, por causa do elevado nível de incertezas, o BCE deve manter "cabeça aberta" sobre o nível necessário de arrocho da política monetária.

"A calibração da orientação da política monetária precisa ser revista regularmente de acordo com as informações recebidas sobre a dinâmica da inflação subjacente", ressaltou ele, que pontuou que o aperto reduzirá a inflação de volta à meta de 2%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Para BCE, maior parte dos efeitos do aperto monetário se materializará em 2023"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!