MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para BCE, inflação na zona do euro pode ficar mais alta por problemas na cadeia

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou que a inflação na zona do euro neste ano "pode ficar ainda mais elevada do que nós pensamos agora, caso persistam problemas na cadeia" de suprimentos. Atualmente, o BCE projeta que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2021, 13:28:00 Editado em 17.09.2021, 13:35:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou que a inflação na zona do euro neste ano "pode ficar ainda mais elevada do que nós pensamos agora, caso persistam problemas na cadeia" de suprimentos. Atualmente, o BCE projeta que os preços continuem a acelerar até novembro, desacelerando a 1,7% em 2022 e 1,5% em 2023.

continua após publicidade

Guindos disse que há "bons motivos" para o nível atual dos preços, mais elevado, como a forte queda na atividade econômica no ano passado diante da pandemia, portanto a base de comparação influi. Além disso, ele citou outros fatores, como uma redução temporária no imposto sobre valor agregado na Alemanha no segundo semestre de 2020.

As declarações foram dadas durante entrevista a dois jornalistas, Joost van Kuppeveld e Daan Ballegeer, e disponibilizadas no site da instituição.

continua após publicidade

O vice do BCE disse que os problemas na cadeia de produção trazem consequências não apenas para os preços de microchips e semicondutores, "mas também para energia e os preços de transporte, por exemplo".

Segundo ele, até agora há poucos aumentos de salários diante dos preços mais altos, mas isso poderia mudar no outono local, quando muitas negociações salariais devem ocorrer, e o BCE monitora essa questão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para BCE, inflação na zona do euro pode ficar mais alta por problemas na cadeia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!