MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para BC japonês, política monetária relaxada é importante para salário mais forte

O membro do conselho do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Asahi Noguchi, considera o contínuo relaxamento da política monetária como "requisito mais básico" e importante para que os salários cresçam acima da inflação. Segundo Noguchi, ao contrário

Laís Adriana, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 01.12.2022, 13:36:00 Editado em 01.12.2022, 13:43:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O membro do conselho do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Asahi Noguchi, considera o contínuo relaxamento da política monetária como "requisito mais básico" e importante para que os salários cresçam acima da inflação. Segundo Noguchi, ao contrário dos Estados Unidos e da Europa, a tendência subjacente da inflação permanece baixa no país.

continua após publicidade

"Para que a economia japonesa volte a uma trajetória de crescimento sustentável, é fundamental que haja uma 'elevação sinérgica sustentada e estável dos preços salariais', em que os salários nominais superem os preços e ambos continuem subindo moderadamente", explicou ele.

A declaração de Noguchi aconteceu nesta quinta-feira, durante discurso sobre a política monetária japonesa, na Conferência de Economia e Finança de Akita.

continua após publicidade

O membro do conselho do BoJ esclareceu que a inflação enfrentada no país é fruto do aumento de preços dos bens importados e da inflação de custos, não de problemas na demanda.

"O fracasso da economia japonesa em atingir a meta de estabilidade de preços de 2%, apesar do afrouxamento monetário de longo prazo, não levou a um aumento suficiente dos salários nominais e, como resultado, de serviços suscetíveis a flutuações salariais", argumentou Noguchi, relembrando o início da política de "afrouxamento monetário quantitativo e qualitativo" em 2013, com objetivo de combater a deflação prolongada e conquistar a estabilidade de preços.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Para BC japonês, política monetária relaxada é importante para salário mais forte"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!