MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para Abecip, fim da isenção do IR para LCI trará impactos para crédito imobiliário

O possível fim da isenção do imposto de renda para as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) vai encarecer os financiamentos habitacionais, já que esses instrumentos são uma das principais fontes de recursos para o setor. A avaliação é da Associação das Ent

Circe Bonatelli (via Agência Estado)

·
Escrito por Circe Bonatelli (via Agência Estado)
Publicado em 09.06.2025, 17:10:00 Editado em 09.06.2025, 17:16:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O possível fim da isenção do imposto de renda para as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) vai encarecer os financiamentos habitacionais, já que esses instrumentos são uma das principais fontes de recursos para o setor. A avaliação é da Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em nota distribuída à imprensa.

continua após publicidade

"Alterações que aumentem o custo das LCIs, como o eventual fim da isenção de imposto, resultam na elevação do custo da moradia e podem comprometer o acesso à casa própria", descreveu a associação. "É importante reforçar que a LCI não deve ser analisada unicamente sob a ótica do investimento financeiro."

A Abecip citou que as LCIs têm desempenhado um papel cada vez mais relevante na sustentação do mercado de crédito imobiliário, especialmente em um cenário em que a caderneta de poupança, tradicional fonte de recurso do setor, vem apresentando retração nos volumes disponíveis.

continua após publicidade

As LCIs representam cerca de 17% do funding para o setor, ficando atrás apenas do FGTS, com 27%, e das cadernetas de poupança, com 32%, de acordo com o balanço da Abecip divulgado no fechamento de 2024.

Dos anos antes, em 2022, as LCIs eram apenas 12%, enquanto FGTS respondia por 27% e poupanças, 39%.

"Nesse contexto, as LCIs tornaram-se uma alternativa robusta e eficiente, contribuindo diretamente para mitigar os impactos no mix de taxas dos financiamentos e assegurar a continuidade da oferta de crédito imobiliário a taxas que viabilizem a aquisição da habitação", afirmou a associação. "O fortalecimento do mercado imobiliário passa necessariamente por uma estrutura de funding estável, previsível e com condições atrativas, e a LCI tem cumprido com eficácia esse papel."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para Abecip, fim da isenção do IR para LCI trará impactos para crédito imobiliário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!