MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para a Firjan, decisão do BC não está alinhada com atual cenário econômico

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) considera que a redução da velocidade de corte da taxa Selic foi uma decisão inadequada. "A queda de apenas 0,25 ponto porcentual não está alinhada com o atual cenário econômico", afirmou a entidade.Se

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 08.05.2024, 19:34:00 Editado em 08.05.2024, 19:38:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) considera que a redução da velocidade de corte da taxa Selic foi uma decisão inadequada. "A queda de apenas 0,25 ponto porcentual não está alinhada com o atual cenário econômico", afirmou a entidade.

continua após publicidade

Segundo a federação, dados recentes mostram que o processo de desinflação segue em curso, com a inflação cheia ao consumidor dentro da margem de tolerância da meta. Para a entidade, a manutenção da taxa de juros em níveis elevados tem afetado a confiança dos empresários na economia brasileira, prejudicando o investimento, que é essencial para o crescimento econômico sustentável.

A Firjan também ressaltou que, em um cenário de instabilidade externa, marcado pelo acirramento de conflitos geopolíticos e por juros altos, é fundamental o alinhamento entre as políticas fiscal e monetária.

continua após publicidade

"A recente mudança das metas fiscais para 2025 e 2026, ao adiar o ajuste fiscal necessário para estabilizar a dívida pública, influenciou as expectativas dos investidores e aumentou o risco país. Nesse contexto, torna-se crucial reforçar a credibilidade fiscal, através de um esforço para a contenção de despesas. Esse caminho abrirá mais espaço para juros baixos, promovendo, assim, um ambiente propício ao crescimento sustentável da atividade econômica", disse a Firjan em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para a Firjan, decisão do BC não está alinhada com atual cenário econômico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!