Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Panamby Capital: China ganha nova ordem econômica global de presente dos EUA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A China é a grande vencedora do desarranjo global proporcionado pela taxação determinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira, 2, pela Panamby Capital. "Há anos os chineses buscam estabelecer uma nova ordem econômica global, e a ganhou de presente", considerou a instituição.

Para a asset management, com o "atentado" às instituições americanas e ao rule of law, os países asiáticos estão se alinhando à gravidade da atração chinesa. Vários outros blocos, como Europa e América Latina, segundo o texto, terão o mesmo destino, mesmo que seja com menor intensidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A primeira leitura de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estado Unidos no governo Trump caiu ao ritmo anualizado de 0,3% no primeiro trimestre de 2025 ante previsão de alta de 0,1%. Conforme o republicano, o dado reflete ainda as políticas do governo de seu antecessor, Joe Biden. Para a Panamby, no entanto, houve antecipação generalizada de compras, procurando-se evitar a alta de preços pelo impacto das tarifas e espera-se forte desaceleração a partir dos próximos dois meses.

De modo genérico, conforme a asset, mercados emergentes se beneficiaram desse movimento de fuga dos ativos americanos, bem como em outros países desenvolvidos, onde moedas japonesa e suíça se valorizaram bastante. "Nesse ambiente, os EUA tendem a perder mais e o resto do mundo perde menos, mas o resultado final é ruim para todos", consideraram os analistas da instituição.

Além disso, para países mais pobres e para os mais dependentes da relação com Estados Unidos, pode ser muito "dolorido". "A conclusão é que muito ainda está por vir e a Panamby Capital sugere manutenção em liquidez para aproveitar as oportunidades que surgirão com essas mudanças geopolíticas e fugir dos ativos americanos."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline