MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Palis: Política monetária restritiva contribuiu para menor contribuição da demanda no PIB

Dois terços do avanço de 2,9% registrado pelo Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2023 tiveram influência do setor externo, enquanto a demanda interna contribuiu com apenas 0,9 ponto porcentual. O resultado do PIB no ano passado foi divulgado nesta

Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2024, 13:55:00 Editado em 01.03.2024, 13:59:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dois terços do avanço de 2,9% registrado pelo Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2023 tiveram influência do setor externo, enquanto a demanda interna contribuiu com apenas 0,9 ponto porcentual. O resultado do PIB no ano passado foi divulgado nesta sexta-feira, 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a política monetária restritiva contribuiu para essa menor contribuição da demanda doméstica no PIB, enquanto setores exportadores se sobressaíram.

continua após publicidade

Sob a ótica da demanda, o salto recorde de 15,1% da Agropecuária deu contribuição fundamental para o avanço do PIB, cerca de 1 ponto porcentual, enquanto a expansão de 8,7% nas indústrias extrativas ajudou com mais aproximadamente 0,5 ponto porcentual.

Considerando as 12 atividades econômicas, apenas duas tiveram retração em 2023, construção (-0,5%) e indústria da transformação (-1,3%), justamente as mais sensíveis a uma política monetária restritiva, apontou Palis.

continua após publicidade

"Os juros começaram a baixar, mas ainda estão num patamar considerado alto", disse a coordenadora.

No caso da agropecuária, Palis lembrou que a atividade teve ganho de peso no PIB em meio à pandemia, por ter sido o setor que menos sofreu com as restrições.

"A agropecuária teve algumas vantagens em relação às outras atividades durante a pandemia. A extrativa também foi uma das atividades menos afetadas pela pandemia", disse Palis.

continua após publicidade

Embora o desempenho da agropecuária dependa muito do clima, que foi bastante favorável no ano passado, Palis menciona que houve um conjunto de fatores que beneficiou o segmento.

Ela cita o crescimento da indústria alimentícia em 2023 e o avanço no consumo das famílias. Segundo Palis, os programas de transferência de recursos no governo e a alta na renda proveniente da melhora no mercado de trabalho ajudaram a aumentar a aquisição de produtos essenciais, como os alimentos.

"A gente teve um tempo com os preços altos de produtos agropecuários, isso incentivou investimentos (na lavoura)", completou.

continua após publicidade

O PIB da Agropecuária chegou ao quarto trimestre de 2023 em nível 16,4% abaixo do pico visto no primeiro trimestre de 2023, quando houve concentração da supersafra de soja.

"Um terço do crescimento da economia em 2023 se deveu ao crescimento da agropecuária", disse ela, lembrando que a agropecuária e a extrativa somaram juntas metade do crescimento da economia no ano passado.

continua após publicidade

O PIB como um todo se manteve, no quarto trimestre de 2023, no patamar recorde da série histórica, assim como o PIB de Serviços.

No ano de 2023, o PIB de serviços cresceu 2,4%, tendo como destaque os serviços de atividades financeiras (6,6%) e de atividades imobiliárias (3,0%).

As atividades financeiras foram o grande destaque nos serviços, situando-se entre ramos que mais contribuíram para a alta do PIB, com desempenho bastante puxado pelo ganho das seguradoras. Houve maior contratação de seguros, com redução na ocorrência e pagamento de sinistros, explicou Palis. Também houve crescimento na parte da intermediação financeira, via bancos intermediando empréstimos, gerando ganhos diante dos juros mais elevados.

"As pessoas têm feito mais seguros, e não tem tido tanto sinistro. Acaba tendo ganho para seguradoras", explicou "Atividades imobiliárias tiveram ganho, que foi compatível com o aumento que tivemos no número de domicílios", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Palis: Política monetária restritiva contribuiu para menor contribuição da demanda no PIB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!