MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Países da AL terão 'desafios significativos' na consolidação fiscal, diz Fitch

A Fitch afirma que os esforços dos países da América Latina para reduzir seus déficits fiscais e a dívida no médio prazo podem enfrentar "desafios particulares", diante da rigidez nos gastos e da disposição política ou das capacidades "limitadas" para ele

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2020, 13:49:00 Editado em 15.09.2020, 13:55:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fitch afirma que os esforços dos países da América Latina para reduzir seus déficits fiscais e a dívida no médio prazo podem enfrentar "desafios particulares", diante da rigidez nos gastos e da disposição política ou das capacidades "limitadas" para elevar impostos. Em relatório, a agência diz que a retomada do crescimento econômico, preços um pouco mais altos das commodities e a redução do tamanho dos pacotes de apoio fiscal devem reduzir déficits em 2021, "mas um ajuste fiscal estrutural que iria apoiar a redução da dívida poderia ser desigual pela região".

continua após publicidade

De acordo com a Fitch, reformas estruturais para ampliar a base de receitas e reduzir a dependência das commodities têm sido raras na região nos últimos anos.

Em vez disso, a maioria dos países confiou em medidas administrativas, com "ganhos desiguais" antes da pandemia.

continua após publicidade

Pressões sociais e políticas têm ameaçado os esforços para conter o crescimento dos gastos e continuarão a representar desafios, embora esses esforços tenha sido feitos em algumas nações - a Fitch cita como exemplo disso o Brasil e sua reforma previdenciária.

O quadro geral "ajuda a explicar", segundo ela, o "ponto de partida inicial fiscal fraco dos soberanos latino-americanos no início do choque do novo coronavírus".

A Fitch acredita, assim, que há desafios na consolidação fiscal para essas nações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Países da AL terão 'desafios significativos' na consolidação fiscal, diz Fitch"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!