País tem agora presidente da República que apoia autonomia do BC, diz Campos Neto - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

País tem agora presidente da República que apoia autonomia do BC, diz Campos Neto

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira, 24, durante evento virtual do jornal O Estado de S. Paulo que o Brasil tem agora um presidente da República que apoia a autonomia do BC. Segundo ele, a sinalização no Congresso é de que o projeto de autonomia poderá ser colocado para votar "em breve".

"Tradicionalmente, a autonomia é mais rechaçada pelo Executivo que pelo Legislativo, apesar de que, em alguns momentos, a rejeição foi dupla", comentou o presidente do BC.

De acordo com Campos Neto, o projeto de autonomia é "superimportante", é um "legado que nós vamos deixar".

Ao tratar de outro projeto em tramitação no Congresso, o do novo marco cambial, Campos Neto lembrou que ele faz parte de uma agenda de modernização mais ampla. Segundo ele, a agenda cambial tem três fases: simplificação, internacionalização e conversibilidade.

Neste aspecto, conforme Campos Neto, os projetos do PIX (pagamentos instantâneos), do open banking e da agenda cambial vão se encontrar no futuro. "Vemos o Brasil, no futuro, com um sistema com moeda digital", disse.

Ao tratar do PIX, Campos Neto citou que o sistema vai mudar a intermediação financeira no Brasil e reduzir os custos tradicionais das empresas. O sistema de pagamentos instantâneos está programado para estrear em 16 de novembro.

Campos Neto participou nesta segunda-feira do Estadão Live Talks, ciclo de debates dedicado a compreender os desafios e identificar as alternativas para o Brasil reaquecer sua economia, após a passagem da pandemia do novo coronavírus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "País tem agora presidente da República que apoia autonomia do BC, diz Campos Neto"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.