MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

País precisa avaliar riscos de inteligência artificial ao mercado de trabalho, diz Mercadante

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira que o Brasil precisa avaliar os riscos da inteligência artificial no mercado de trabalho. "Temos de ser pragmáticos e avaliar riscos

Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 21.11.2023, 17:59:00 Editado em 21.11.2023, 18:02:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira que o Brasil precisa avaliar os riscos da inteligência artificial no mercado de trabalho. "Temos de ser pragmáticos e avaliar riscos de inteligência artificial, inclusive no mercado de trabalho."

continua após publicidade

Ele participou no período da manhã do seminário "Impacto da Inteligência Artificial no Brasil", promovido em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), na sede do banco de fomento, na região central do Rio.

O executivo disse ainda que, a partir do evento, será criada a Rede Brasileira de Inteligência Artificial, para debates e intervenções relacionadas à nova tecnologia. Também propôs a criação de uma linha de crédito voltado ao setor, no valor de R$ 2 bilhões, junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e ao Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

continua após publicidade

Na abertura do evento, Mercadante afirmou que o Brasil tem pouca gente trabalhando no setor de inteligência artificial. "A inteligência artificial é uma agenda árida no Brasil", disse, ressaltando a relevância e os riscos precipitados pela tecnologia. "A inteligência artificial pode contribuir com automatização de tarefas repetitivas. Os algoritmos vão ter uma velocidade sem precedentes. Portanto, trará capacidade de analisar dados, e com isso terá mais rapidez, precisão e capacidade de projetar", afirmou, mencionando os setores de saúde e finanças. Ele citou ainda a personalização e a possibilidade de produção de respostas individualizadas, previsão de tendências comportamentais e análises preditivas complexas.

Por outro lado, frisou, a tecnologia traz riscos, como o de perpetuação de preconceitos e discriminação a partir das bases de dados; e a perda de controle de processos. "Ela ainda pode se comportar de forma imprevisível", disse. "A automação da inteligência artificial pode significar uma ameaça porque o ser humano pode perder o controle dos processos", disse, frisando que a ameaça à segurança dos sistemas de informação pode implicar manipulação e desinformação. Para ilustrar, Mercadante mencionou o impacto que a internet e as fake news têm na democracia. "Isso trouxe de desafios do processo civilizatório", afirmou.

Mercadante afirmou que as oportunidades e riscos da inteligência artificial que citou foram elaboradas com uma pesquisa que realizou no ChatGPT.

O executivo frisou ainda que o banco elevou em 20% o lucro recorrente, ao mesmo tempo em que aumentou o patrimônio e o capital do banco. Destacou ainda que, na comparação em 12 meses, o banco de fomento aprovou 63% mais pedidos de crédito e elevou em 35% os desembolsos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "País precisa avaliar riscos de inteligência artificial ao mercado de trabalho, diz Mercadante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!