MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PageGroup cria banco de candidatos com perfil global

A pandemia e o isolamento social mudaram não apenas a forma de trabalhar, como também de contratar. Com a popularização do home office, a janela de oportunidade de contratação foi ampliada, exigindo alternativas. Uma pessoa do Brasil pode ser escolhida em

Felipe Siqueira (via Agência Estado)

·
Escrito por Felipe Siqueira (via Agência Estado)
Publicado em 18.12.2022, 11:24:00 Editado em 18.12.2022, 11:32:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pandemia e o isolamento social mudaram não apenas a forma de trabalhar, como também de contratar. Com a popularização do home office, a janela de oportunidade de contratação foi ampliada, exigindo alternativas. Uma pessoa do Brasil pode ser escolhida em um processo seletivo para uma empresa na Europa, ou vice-versa, sem prejuízos para empresa ou trabalhador. Foi de olho nesse novo mundo que a PageGroup, uma das maiores empresas de recrutamento do mundo, passou a adotar a prática de currículos globais.

continua após publicidade

O que empresas como a PageGroup fazem é criar uma estrutura - ou um banco de dados - com o perfil de candidatos que se encaixam em empresas e vagas de qualquer lugar do mundo.

Por meio do braço Page Outsourcing, a companhia enxergou uma tendência de mercado: empresas precisam iniciar operações em países ou continentes diferentes e não têm o know how para determinada região. Essa demanda por estruturas em diferentes países é recorrente há um tempo, mas foi intensificada após a pandemia, em que as "fronteiras" ficaram cada vez mais "relativas", com o home office encurtando distâncias.

continua após publicidade

Para o diretor global do Page Outsourcing, o inglês Olly Harris, a pandemia ensinou que as relações de trabalho podem ser feitas remotamente. "Isso abriu um mundo de possibilidades, com contratações em diferentes regiões."

Atualmente, as vagas em aberto são para profissionais mais técnicos, com expertise em alguma área, como cargos em tecnologia. "Esse tipo de processo é o oposto de posições C-Level (CEOs, por exemplo). Isso porque, em cargos mais altos, os profissionais vão precisar estar no escritório mais vezes (o que limitaria o tipo de contratação)."

A ideia é que a solução seja uma via de mão dupla. O curriculo tem abrangência mundial porque o candidato poderá preencher uma vaga local, no Brasil ou na América Latina, mas também na sede de uma companhia em outro continente, como na Europa. Além disso, o perfil pode ser considerado para outras posições, já que o currículo global fica no banco de dados do grupo especialista em recrutamento.

continua após publicidade

Em resumo, o indivíduo fica disponível para vagas ao redor do mundo, a depender da demanda e do preenchimento de requisitos - tanto em capacidade técnica quanto comportamental. Essas vagas podem ser presenciais ou online. Portanto, quando se fala em estrutura, considera-se tanto a parte física, como a montagem de escritórios (onde será instalado), quanto questões de burocracia e partes legais, que valem para online e presencial.

De acordo com o diretor executivo do Page Outsourcing, Lucas Toledo, os aspectos principais da centralização de operação feita pela companhia são atender à demanda por talentos e conseguir realizar tudo em custo e qualidade efetivos, além de buscar diversificação de profissionais entre os países.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PageGroup cria banco de candidatos com perfil global"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!