MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ouro fecha em queda com retomada do ganho do dólar e apetite por risco

Os contratos futuros de ouro fecharam a terça-feira, 3, em queda, pressionados pelo avanço do dólar e a melhora do apetite por risco em Wall Street, mas se mantiveram próximos das máximas de quase quatro semanas, após a forte valorização na segunda-feira.

Pedro Teixeira, especial para a AE* (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Teixeira, especial para a AE* (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2025, 14:44:00 Editado em 03.06.2025, 14:49:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os contratos futuros de ouro fecharam a terça-feira, 3, em queda, pressionados pelo avanço do dólar e a melhora do apetite por risco em Wall Street, mas se mantiveram próximos das máximas de quase quatro semanas, após a forte valorização na segunda-feira.

continua após publicidade

O contrato de ouro com vencimento em junho recuou 0,61% na Comex, divisão de metais da Bolsa de Nova York (Nymex), encerrando o dia a US$ 3.350,2 por onça-troy.

A disparada do ouro na segunda-feira foi impulsionada pelo agravamento das tensões comerciais entre Washington e Pequim, diz David Morrison, da Trade Nation. Nos últimos dias, as duas partes acusaram-se mutuamente de violar o acordo comercial temporário que reduziu as tarifas de importação entre os países.

continua após publicidade

Como consequência, o dólar caiu bruscamente, à medida que investidores buscavam refúgio em ativos considerados mais seguros, como o ouro, o franco suíço e o iene japonês, afirma Morrison.

Nesta terça-feira, o chanceler chinês, Wang Yi, reuniu-se em Pequim com o novo embaixador dos Estados Unidos na China, David Pound, segundo a Xinhua. Os mercados agora aguardam uma possível reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping ainda esta semana.

Para Morrison, os investidores talvez queiram esperar para ver como o ouro se estabiliza após o rali de segunda-feira.

continua após publicidade

As características de ativo de refúgio do metal precioso continuam sustentadas por preocupações comerciais renovadas e pelo aumento das tensões geopolíticas, dizem em nota os analistas do ING.

Na última sexta-feira, além de lançar acusações à China, Trump afirmou que dobraria as tarifas sobre o aço e o alumínio.

Além do front comercial, o ouro também tem sido apoiado pelo aumento das tensões geopolíticas após uma série de ataques com drones ucranianos à Rússia, o que reforça seu status como ativo seguro, acrescenta o ING.

continua após publicidade

Rússia e Ucrânia realizaram nesta terça uma segunda rodada de negociações diretas de paz, mas não conseguiram avançar de forma substancial para encerrar o conflito.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ouro fecha em queda com retomada do ganho do dólar e apetite por risco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!