MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Opep mantém projeção de queda para a demanda global em 2020

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve nesta quarta-feira, 27, sua projeção de queda para a demanda global da commodity em 2020 em 9,07 milhões de barris por dia (bpd). "A demanda mundial de petróleo deverá diminuir ..., inalter

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2020, 11:46:00 Editado em 17.06.2020, 11:50:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve nesta quarta-feira, 27, sua projeção de queda para a demanda global da commodity em 2020 em 9,07 milhões de barris por dia (bpd). "A demanda mundial de petróleo deverá diminuir ..., inalterada em relação à avaliação do mês anterior", trouxe o relatório divulgado pela instituição que tem sede em Viena, na Áustria. Com isso, o consumo total de petróleo neste ano deverá ter uma média de 90,06 milhões de bpd.

continua após publicidade

A entidade salientou que a pandemia de covid-19 afetou negativamente as atividades econômicas globais, eliminando o potencial de crescimento da demanda por petróleo e levando a um declínio de 6,4 milhões de bpd no primeiro trimestre do ano em relação aos mesmos meses de 2019 e de 17,3 milhões de bpd também na comparação anual do segundo trimestre.

"Prevê-se que os combustíveis para transporte estejam sob pressão durante 2020, uma vez que os bloqueios em vários países, particularmente nos Estados Unidos, Europa, Índia e Oriente Médio, reduzem a demanda por gasolina e combustível de aviação, já que as viagens aéreas e as distâncias percorridas anteciparam um declínio significativo em comparação com o ano anterior", salientou a Opep no documento.

continua após publicidade

Além disso, a organização citou que a diminuição das atividades de fabricação, em comparação com o ano anterior, limitará o uso de combustível industrial.

A matéria-prima petroquímica também deve sofrer com o menor consumo pelo usuário final de plásticos em comparação com os anos anteriores, de acordo com a entidade. "Considerando as grandes incertezas no futuro, novos dados e desenvolvimentos podem justificar novas revisões no curto prazo", pontuou a instituição.

O relatório também informou que, para 2019 (ano ainda não considerado fechado pela entidade), o crescimento da demanda mundial de petróleo também foi mantido em 830 mil bpd, pois a demanda de petróleo por membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi reduzido em 100 mil bpd, enquanto o consumo de países de fora da entidade aumentou em 930 mil bpd. No total, o consumo em 2019 deve ter sido de 99,67 milhões de bpd.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Opep mantém projeção de queda para a demanda global em 2020"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!